Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Opera para Android já nos voltou a dar uma VPN grátis e ilimitada. Não há forma melhor de manter a tua navegação na internet segura e anónima do que usar uma VPN. Contudo, nem todas as aplicações para Android de VPN são propriamente seguras. Irónico não?

Algumas aplicações de VPN na Google Play Store obrigam-te a ver publicidade e nem todas são tão anónimas quanto garantem ser. Assim sendo, nada melhor do que utilizar uma VPN segura e verdadeira anónima.

Opera para Android já te dá uma VPN grátis

É aqui que o Opera para Android entra. O browser é rápido, leve, seguro e anónimo. Depois de ter desativado a sua VPN no ano passado, a empresa voltou a oferecer a possibilidade a todos os utilizadores Android.

A nova versão da aplicação (51) já nos dá a possibilidade de ativar a VPN. Isto fará com que o teu ISP (operadora) não saiba quem tu és e melhor ainda, a Google não conseguirá também saber de onde é que estás a navegar.

O que é uma VPN de forma simples

VPN Exemplo

Uma VPN (Virtual Private Network) serve para mascarar a tua informação. Em vez de te ligar diretamente aos servidores, liga-te aos servidores da empresa de VPN que mais tarde te liga ao website em questão. Esta informação é encriptada e totalmente anónima. Esta é a definição mais simples que te posso arranjar.

Como instalar a mais recente versão do Opera para Android

Podes esperar que a versão chegue à Google Play Store, que não deverá demorar muito tempo, ou então instalar a APK abaixo. Instalar a APK é simples e rápido. Primeiramente clica no ícones do Opera abaixo e serás encaminhado para o Google Drive (em certas situações começa logo a baixar). Aguarda um momento até o download começar.

Instala aqui a nova versão da aplicação

Opera Android logo

Logo depois clica na notificação que diz "Download efetuado com sucesso". Dá as devidas autorizações ao Drive para instalar APK no teu smartphone e faz os típicos "Seguinte" e "instalar". Depois disso terás a aplicação do Opera para Android na última versão já no teu smartphone.

Como ativar a VPN no Opera para Android

Por fim, depois de abrires o Opera clica no ícone do browser no canto inferior direito. Segue para "configurações" e ativa a VPN. clica também em cima de VPN e define se queres navegar anónimo sempre ou só em separadores anónimos. Sim, porque os separadores anónimos da Google não são bem anónimos.

Ativar VPN Opera Android

Em suma, aconselho a utilizar um serviço destes se estás farto de ver as tuas informações serem vendidas sem ganhares nada com isso. Ainda que o Opera não seja tão eficiente, na minha opinião, quanto o Google Chrome, foi o meu browser de eleição no passado devido a esta funcionalidade. Quem sabe ganhe novamente a minha preferência.

Editores 4gnews recomendam:

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.