OpenAI dá (literalmente) voz a um futuro tecnológico feito com clonagem

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Já é possível fazer clonagem de vozes e a OpenAI tem uma nova solução. A plataforma chama-se Voice Engine e consegue gerar mensagens de voz, a partir de um áudio de 15 segundos com a tua voz. Importa destacar que o acesso, neste momento, é limitado.

De acordo com o The Verge, a Voice Engine consegue ler instruções de texto e torná-las em áudio. Atualmente, os recursos da OpenAI são acedidos por empresas como a Age of Learning, a HeyGen, a Dimagi, a Livox e o Lifespan.

Sobre o desenvolvimento da Voice Engine, um membro da OpenAI explicou a forma de elaborar o modelo. Na entrevista dada ao TechCrunch, Jeff Harris assegurou que se trata de “uma combinação de dados licenciados e disponíveis publicamente”.

Recorde-se que as técnicas de clonagem de voz têm sido um assunto controverso. Tanto é que o governo dos Estados Unidos tem tentado eliminar o uso deste recurso. Como refere o The Verge, vários americanos chegaram acreceber chamadas com a voz de Joe Biden, clonada por Inteligência Artificial (IA).

A Open AI garante que os parceiros concordaram com a política de uso

Voz Clone Open AI
Imagem Ilustrativa (Copilot AI)

Acerca desse tema, a OpenAI garante que tudo tem sido cumprido. A marca refere que os parceiros concordaram com a política de uso, que abomina qualquer tipo de apropriação de outras identidades.

Outro elemento que a empresa introduziu foram as marcas de água. Através destas, a OpenAI pretende fazer um rastreio daquilo que é gerado pelo Voice Engine. Desta forma, há mais algum controlo acerca da forma como a ferramenta é utilizada.

De qualquer maneira, a OpenAI sugere algumas etapas de desenvolvimento, para reduzir os riscos ao máximo. De acordo com a empresa, o objetivo é “uma abordagem cautelosa e informada para um lançamento mais amplo devido ao potencial de uso indevido de vozes sintéticas" (via Exame).

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.