O que esperar da Apple: iPhone SE, iPad Air 3 e Apple Watch 2?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O último evento da Apple teve lugar em setembro do ano passado e já tínhamos saudades das suas apresentação ou keynotes. Pois bem, hoje é dia de conhecer-mos as novidades da marca de Cupertino, o seu evento tem início às 17 horas de Lisboa, sendo o assunto principal do nosso LiveCast Tecnologia Hoje em directo no Youtube, a partir das 21:30.

No último evento de Primavera, a Apple apresentou-nos alguns detalhes adicionais sobre o seu primeiro relógio inteligente mas, tirando isso, pouco mais foi digno de notoriedade. Pois bem, será que este ano teremos muitas novidades? Novos iPhones, novos iPad e até um novo Apple Watch?

Vê também: Tudo o que sabemos sobre o Apple iPhone SE

Apple iPhone SE

Até que ponto é que o mercado dos smartphones necessita de um equipamento com 4 polegadas de ecrã? Sentirá o público assim tanta falta de um iPhone pequeno e tão compacto? Pessoalmente não estou entusiasmado com o lançamento deste iPhone SE, caso venha mesmo a concretizar-se.

iPhone SE, se for lançado, o iPhone "Special Edition", será uma ponte entre o iPhone 5/5s e iPhone 6/6s. Um elo algo desnecessário entre estas duas gerações e uma descarada tentativa de roubar as atenções aos novos topos de gama Android, mas quem sou eu para opinar...

O seu preço rondará os 400 a 500 dólares, uma pechincha quando comparado com os iPhone's ditos convencionais e o seu principal ponto de venda será o tamanho (além do preço). Com efeito, se sentes mesmo falta de um smartphone pequeno, então o iPhone SE será a resposta às tuas preces!

Com ume ecrã de 4 polegadas, o poderoso processador Apple A9 com o co-processador M9, uma câmara principal de 8MP (iSight) com flash dual-LED e uma câmara frontal de 1.3MP para as tuas selfies, (uma resolução muito pobre para 2016). Poderá trazer também o leitor de impressões digitais TouchID e, com alguma sorte, um ecrã sensível a diferentes níveis de pressão (3D Touch).

Apple iPad Air 3 ou iPad Pro de 9.7 polegadas?

Já há bastante tempo que a Apple não renova a sua linha de tablets iPad Air e poderá ser hoje que conhecemos finalmente o Apple iPad Air 3 ou quem sabe, uma versão mais "compacta" do seu iPad Pro, desta vez com 9.7 polegadas.

Neste ponto os rumores não têm muita consistência. Já vimos algumas fotos de capas de protecção para o iPad Air 3, alguns desenhos e esboços para o iPad Pro de 9.7 polegadas mas nada que nos indicasse com fortes certezas, qual será o dispositivo a apresentar.

Teremos um novo iPad Pro com 9.7 polegadas, processador Apple A9X, 4GB de memória RAM e toda uma filosofia voltada para a produtividade? Ou, num sentido oposto, teremos um iPad Air 3 mais leve e mais fino ainda, mais voltado para o consumo de multimédia, para o uso casual no dia-a-dia, para navegar na Web e jogar? Aqui as dúvidas superam, em larga escala, as certezas.

Apple Watch 2

Novamente no reino da incerteza, tenho sérias dúvidas quanto à apresentação de um novo relógio inteligente da Apple. De qualquer forma, não convém descartar essa opção, até porque a marca tem apostado bastante no desenvolvimento de novas aplicações para o seu relógio e tem estimulado os criadores de software a trabalhar no watchOS.

Em suma, creio que serão apresentadas novas braceletes, novas caras e novas aplicações e software para o seu Apple Watch, mais do que isso...duvido.

Ah, e mais uma coisa! Será que é desta que a Apple lança um dispositivo de realidade virtual? Em breve saberemos.

Talvez queiras ver:

  • Steam está preparada para a realidade virtual
  • One Plus 2 com Oxygen OS 3.0 já no “forno”
  • DEAL ALERT: Oukitel C2 e VKworld F1, duas opções económicas a 51€ e 45€
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.