Novos gestos podem levar o Apple Watch para outro patamar

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O site AppleInsider descobriu uma série de patentes que mostram os possíveis novos gestos suportados pelo Apple Watch. Movimentações simples com a mão e dedos podem levar o wearable da Apple a um novo patamar de funcionamento simples e descomplicado.

Cerrar o punho vai permitir cumprir várias tarefas no Apple Watch

imagem do esboço da patente da Apple
Imagem de um esboço presente na documentação de patente da Apple para o seu smartwatch Crédito@AppleInsider

De acordo com os esboços mostrados nas patentes, cerrar o punho, com uma ou outra variação, vai permitir concretizar várias tarefas no smartwatch da Apple.

Por exemplo, fechar o punho pode ser usado para pressionar um botão ou selecionar uma resposta rápida em mensagem.

Se ao cerrar o punho juntarmos um movimento giratório do pulso, é possível percorrer várias sugestões de texto ou atender uma chamada telefónica ou ainda, em alternativa, enviar essa chamada para o correio de voz.

Novos gestos estão equipados com recurso de segurança

Mas visto que alguns movimentos podem levar a que o utilizador solicite tarefas não desejadas, os novos gestos estão equipados com recursos de segurança.

Por exemplo, para atender uma chamada, o utilizador deve cerrar o punho e girar o pulso, mantendo-o assim por alguns segundos.

Outras opções, como cronómetros com contagem regressiva, vão necessitar também que o utilizador cumpra com os recursos de segurança solicitados, para não haver enganos.

Na realidade, este sistema de segurança, é já usado no atual smartwatch da Apple no recurso de deteção de queda ou de acidente. Antes de ligar para os serviços de emergência, o Apple Watch mostra um cronómetro que permite ao utilizador cancelar o pedido de socorro, se não necessitar de ajuda.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt