Novo processador IA alimentado por luz promete salto tecnológico

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Uma equipa de engenheiros, da universidade da Pensilvânia nos EUA, deu a conhecer um novo processador para Inteligência Artificial que promete um salto tecnológico significativo.

Tudo porque o novo chip é alimentado por luz e não por eletricidade, o que não só aumenta drasticamente as velocidades de processamento como também reduz o consumo de energia.

Como funciona o chip IA com a luz

imagem com feixes de luz
O novo processador consegue fazer cálculos à velocidade da luz Crédito@KevinSanderson/Pixabay

De acordo com as informações divulgadas pela equipa norte-americana de engenheiros, o centro deste novo chip é o seu campo fotónico de silício. Este material, que se caracteriza por ser abundante e económico, tem a brilhante capacidade de manipular a luz.

A equipa de engenharia explorou a forma como os materiais dos processadores podem ser ajustados em nanoescala para efetuar operações complexas de matemática, utilizando apenas ondas de luz.

Desta forma, o novo processador consegue realizar cálculos literalmente à velocidade da luz. Isto significa que qualquer equipamento que integre este chip irá conseguir alcançar velocidades bastante mais rápidas a concretizar qualquer tipo de tarefa.

Mais privacidade e menor consumo de energia

Mas esta inovação tecnológica traz consigo outras duas grandes vantagens: mais privacidade e menor consumo de energia.

Tendo em conta que o processador já recorre à entrada de luz para processar dados, vai também usar esta mesma luz para se alimentar, reduzindo significativamente a necessidade de ser ligado a eletricidade.

Vai permitir também uma maior privacidade, uma vez que não vai necessitar de armazenar dados na sua memória ou em servidores remotos para realizar vários cálculos, em simultâneo.

Ah, e como não guarda dados vai também ser muito mais seguro contra-ataques de hackers. Para já, esta equipa norte-americana limitou-se a dar a conhecer esta inovação tecnológica, não adiantando pormenores sobre quando chegará ao mercado e quais vão ser os primeiros equipamentos a integrar este poderoso chip.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt