Novo olhar sobre a Terra: SEN vai transmitir imagens na incrível resolução 4K

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A start-up britânica SEN vai instalar um sistema 4K mesmo à frente da Estação Espacial Internacional (EEI). A ideia é transmitir imagens da Terra, captadas a partir do espaço, com este sistema de altíssima resolução.

O sistema segue hoje para órbita, sendo parte integrante de missão uma de reabastecimento da EEI, num foguetão da SpaceX que parte da Flórida, às 20h55, hora de Lisboa.

London company @sen is sending up UHD video cameras to the ISS today. They'll look straight ahead, straight down, and provide a view of visiting capsules at the forward docking point. Video to be streamed live through the European Data Relay System. https://t.co/CUq9FYjQoi pic.twitter.com/2ih79maghJ

— Jonathan Amos (@BBCAmos) 21 de março de 2024

Como vai funcionar o sistema 4K da SEN no espaço

Quando chegar à Estação Espacial Internacional, o sistema 4K da SEN vai ser colocado pelos astronautas no convés Bartolomeu – uma estrutura externa ligada ao módulo científico europeu Columbus.

Em maio, a estrutura robótica CanadaArm-2 vai fazer as manobras necessárias para a sua instalação final. A partir desta data, uma câmara vai estar a captar as imagens do horizonte, nomeadamente o nascer e pôr do sol.

Uma segunda câmara será vai estar direcionada para captar o que acontece na Terra. Este equipamento vai conseguir abranger uma área de 180 km por 240 km e captar recursos de até 60 metros de diâmetro.

Por último, mas não menos importante, uma terceira câmara vai captar a chegada e partida de aeronaves. Nomeadamente a SpaceX Dragon e Boeing Starliner que têm lançamentos previstos para breve.

A transmissão 4K destas câmaras vai ser feita através do sistema de retransmissão da Agência Espacial Europeia que envia sinais para a Terra pelos satélites localizados bastante mais acima da EEI.

Esta não é a primeira experiência da start-up SEN no espaço. Desde 2022 que a empresa transmite vídeo ao vivo de um pequeno satélite. Mas este pode ser o início de um projeto mais ambicioso.

Charles Black, da start-up britânica, garantiu já que a empresa tem planos para estender esta tecnologia a mais locais, nomeadamente na Lua.

Start-up SEN pode rentabilizar esta transmissão de várias formas

De acordo com as informações divulgadas, a start-up SEN pode vir a rentabilizar esta transmissão 4K de várias formas.

A empresa espera despertar o interesse de agências de notícias pelo facto de puderem fornecer imagens e uma perspetiva diferente de um acontecimento. Por exemplo, um incêndio de maior escala que possam ter impacto noticioso a nível global.

Outras possibilidades envolvem a indústria cinematográfica e o desenvolvimento de documentários.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt