Password 123456: Uma das passwords mais usadas no mundo!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um novo estudo realizado pelo Centro de Segurança Cibernética do Reino Unido mostra o quão se continua a facilitar na definição de passwords. Utilizando uma base de dados bem conhecida, conclui-se que a password "123456" continua a ser assustadoramente popular.

Segundo o site Have I Been Pwned, esta password pode ser encontrada em mais de 23 milhões de contas em todo o globo. Apesar dos repetidos avisos para não usar passwords tão simples quanto esta, muitos parecem continuar ser imaginação para aumentar a segurança das suas contas online.

Continuando a analisar os dados fornecidos por esse site vemos que credenciais como “123456789", “password”, “1111111” e“qwerty" são igualmente populares. Outro exemplo é “zxcvbnm” que pode ser encontrada em mais de 575.000 contas online.

Criador do site Have I Been Pwned dá-nos algumas dias para combater este cenário

Troy Hunt, criador do site aqui referido, faz uso da sua plataforma online para aconselhar os utilizadores sobre formas de como contornar este problema. Uma das sugestões de Hunt inclui um gestor de passwords como o 1Password. Com este tipo de programas, podemos criar diferentes credenciais para diferentes serviços, com o intuito de aumentar a nossa segurança online.

Outro dos conselhos mais populares contempla a utilização da autenticação de dois factores em serviços que o disponibilizem. Utilizando este método, torna-se mais difícil aos hackers conseguir acesso às nossas contas, visto ser gerado um código diferente de cada vez que acedemos ao serviço em questão.

Em declarações à NCSC, Hunt refere a escolha de credenciais fortes é o melhor passo que podemos dar para garantir a segurança dos nossos dados. No entanto, tanto entidades particulares como empresariais têm um fraco histórico nesse capítulo.

Se pensas que tens um conjunto de passwords bastante seguro, há ainda um serviço que te permitirá saber no caso de alguma delas for comprometida. O mesmo Troy Hunt criou um sistema de notificações que te irá alertar para o caso de uma das tuas credenciais cair nas mãos de entidades terceiras.

Em suma, aquilo que retemos destes dados é que continua a haver uma grande leviandade na hora de escolher passwrods. Nota-se que muitos continuam a optar por escolhas de pouco esforço e isso poderá, um dia mais tarde, vir a revelar-se fatal para a segurança dos seus dados.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung estará a desenvolver dois novos tipos de smartphones dobráveis
  • Qualcomm Snapdragon 735 trará o 5G para as massas
  • Vídeo mostra-nos como é o Huawei P30 Pro no seu interior
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.