"Não precisas de um diploma para trabalhar na Apple" afirma Tim Cook

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

O CEO da Apple, Tim Cook tomou uma posição diferente dos demais quando se trata de critérios para contratações. Cook afirma que um diploma de faculdade nem sempre é necessário para o sucesso.

Nos Estados Unidos, um diploma de universidade tornou-se um requisito comum para muitos empregos. Contudo, Cook acredita que existe uma discrepância sobre o ensino universitário e as capacidades necessárias em certos trabalhos.

Nomeadamente, um trabalho na empresa de Cupertino cujas funções muitas vezes requerem código e programação. Estas duas capacidades são algo em grande falta nos estudantes e são essenciais para o futuro.

Tim Cook identifica código com uma capacidade crucial e mais importante que um diploma

Recentemente, Tim Cook reuniu-se com o Presidente Trump e outros membros do Conselho de Políticas de Força de Trabalho Americano. Foi nessa mesma reunião que o CEO colocou essas afirmações na mesa.

O CEO de Cupertino ainda acrescentou um detalhe interessante sobre as contratações da Apple nos Estados Unidos em 2018. Cerca de metade dos contratados não tinham um diploma de universidade.

Cook acredita que os Estados Unidos deveriam ter um sistema de ensino ao código para jovens antes de terminarem o ensino secundário. Em 2016 a Apple lançou o programa Everyone Can Code, com o objectivo de ensinar código desde o ensino primário ao universitário.

A Apple faz parte de algumas das empresas que não utilizam o diploma como critério para certas funções. Nomes como Google, IBM e Bank of America também "facilitam" potenciais empregados não pedindo conclusão de curso universitário.

Algumas das maiores empresas tecnológicas do mundo foram fundadas por pessoas que desistiram do ensino secundário para perseguir um objectivo. Steve Jobs e Bill Gates, os lendários fundadores da Apple e Microsoft, largaram a faculdade para fundar as suas empresas.

Certamente que são histórias inspiradoras por indivíduos que conquistaram o mundo sem grandes qualificações. Contudo, não justificam largar o ensino superior mas seja como for é bom saber que empresas como a Apple dão oportunidades a jovens sem diploma.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Chrome para Android prepara-se para receber nova característica
  • Nvidia compra Mellanox por 6.9 mil milhões de dólares
  • Samsung tem uma resposta para o fantástico Motorola Razr dobrável

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.