MWC 2024: o que podemos esperar do maior evento mobile?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 4 min.

Está quase a chegar o Mobile World Congress (MWC)! O evento ocorrerá em Barcelona, entre os dias 26 e 29 de fevereiro. Como tem vindo a ser habitual, juntar-se-ão alguns nomes grandes do mundo da tecnologia, numa mega-reunião sobre os temas mais importantes da área. Como sabes, gostamos de estar sempre no epicentro da informação, pelo que uma coisa é certa: o 4gnews vai lá estar.

Posto isto, o que esperar do MWC Barcelona 2024? Em primeiro lugar, muita gente! Esperam-se cerca de 85 mil participantes. Quanto ao conteúdo do evento em si, há que contar com muitas novidades acerca de telemóveis. Posto isto, existem alguns pontos a destacar, em relação ao tema.

  • Veremos muitos telemóveis novos de várias marcas (destaque para Xiaomi 14 Ultra)
  • Espera-se que a Honor lance o Magic 6 Pro, no dia 25
  • Ao contrário do esperado, o Nothing Phone 2A não será lançado no MWC
Imagem Ilustrativa MWC
Imagem Ilustrativa (via Wikipedia)

Telemóveis Dobráveis

No que toca a telemóveis dobráveis, também há novidades. Depois de nos espantarmos, em 2023, com a Motorola e o seu conceito de tela rolável que se estendia para fora do telefone, 2024 traz-nos um telemóvel-pulseira. De acordo com o Cnet, é muito provável que vejamos, no MWC, este conceito inovador e fora da caixa, da Motorola.

Anéis inteligentes e headsets de computação espacial

Provavelmente já terás ouvido falar sobre anéis inteligentes. Isto porque a Samsung anunciou, em janeiro, o seu Galaxy Ring. O que é que este nos tem para oferecer? O problema está mesmo aí: pouco ou nada se sabe. Daí haver uma grande expectativa, dentro da comunidade tech, que o MWC 2024 traga novidades sobre este anel. Quem sabe se não será possível, inclusive, experimentar o Galaxy Ring!

De acordo com a mesma fonte de informação, não seria de estranhar que outras marcas se inspirassem no Galaxy Ring e apresentem conceitos parecidos ao da Samsung. Quanto a headsets de computação especial, a probabilidade é ainda maior. Depois do boom do Apple Vision Pro, é uma aposta segura assumir que outras marcas irão fazer concorrência a esta tecnologia que tanto tem dado que falar.

Automóvel SU7 da Xiaomi

Será que vai ser desta que ouvimos mais novidades sobre o SU7 da Xiaomi? Como a 4gnews chegou a noticiar, foram vistas centenas de carros da marca à porta da fábrica, o que fez supor que o lançamento deve estar para breve.

Para os mais aficionados, não é novidade nenhuma que a Xiaomi entrou com tudo no mundo automóvel, pretendendo ser um nome cada vez mais forte, neste universo. Sendo assim, com toda a informação que é sabida, não seria propriamente descabido imaginar que a Xiaomi apresente o SU7 num dos maiores palcos tecnológicos do mundo, certo?

A Tecno promete ser destaque

Como o 4gnews noticiou, a Tecno pode ser destaque no MWC. O melhor de tudo é que não é só uma inovação, são várias as que se esperam desta marca.

Poderemos ter o lançamento do Dynamic 1, o cão inteligente de companhia. Parece mentira, mas é verdade! Deverá ser apresentado o próximo smart-friend do ser humano. Para além disso, sobre a empresa, destaca-se, ainda, o lançamento de Tecno Pocket Go: o primeiro kit de jogos de Realidade Aumentada para Windows.

Outra grande inovação que se pode esperar da Tecno tem a ver com o mecanismo de tela rolável nos seus telemóveis. Sempre que este recurso é ativado, espera-se que a tela aumente de 6,5 polegadas para 7,1 polegadas. Será de esperar que, em simultâneo, a orientação passe de uma lógica de telemóvel para modo tablet.

IA e 6G serão temas incontornáveis

Para além de tudo isso, como refere o TechCrunch, há algumas notas relevantes acerca do evento, que é preciso ter em conta, para não te perderes no meio de tanta informação. Afinal de contas, o MWC é sempre um turbilhão de novidades. Sendo assim, retém que:

  • Ao longo dos dias, falar-se-á muito sobre Inteligência Artificial
  • O 6G será tópico de conversa
  • Poderá ser lançado um PC transparente da Lenovo

Por mais extenso que seja o prognóstico, nunca há dúvidas de que nos vamos surpreender. Desde computadores transparentes, a automóveis novos da Xiaomi, a telemóveis novos, o que não vai faltar são pontos de interesse neste grande evento mundial de tecnologia, que acontece entre os dias 26 e 29 de fevereiro, na cidade de Barcelona.

Acompanha a par e passo este evento tecnológico tão aguardado e já sabes: a 4gnews vai estar no Mobile World Congress para te dar as informações mais importantes que precisas de saber.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.