MWC 2024: conhece o cão-robot que anda de skate e faz mortais

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Em semana de Mobile World Congress (MWC), o que não falta são novidades. Uma delas é o CyberDog 2 da Xiaomi, que foi revelado no evento, em Barcelona. Desde já, um dos grandes destaques sobre esta nova versão do cão inteligente da Xiaomi é o facto de se parecer mais amigável do que a primeira versão.

Como refere o portal de notícias da Tech Crunch, o novo cão-robot é mais parecido a um cão doméstico e amigável, ao contrário da primeira versão, em que a cabeça achatada e os traços gerais do objeto eram mais difíceis de simpatizar do que a versão recente. Podes ver o novo CyberDog, no vídeo abaixo.

O CyberDog 2 é bastante flexível

De acordo com a mesma fonte de informação, o novo CyberDog da Xiaomi, exibido no stand da marca, no MWC, ainda apresenta alguns traços do cão-robot da Boston Dynamics, chamado “Spot”. De qualquer forma, vamos ao que realmente interessa: as funcionalidades do CyberDog 2.

O cão inteligente em questão consegue, por exemplo, dançar ballet e fazer saltos mortais à retaguarda, enquanto anda de skate. Tem, ainda, entre outras valências, a capacidade de rolar e de se levantar sozinho. Trata-se de uma versão bastante flexível do CyberDog, graças à tecnologia de microatuadores CyberGear (via SapoTek).

O CyberDog 2 é bastante mais caro que a primeira versão do CyberDog

No que toca a valores, a versão mais recente é significativamente mais cara. Ao passo que a primeira custava cerca de 1475€, a segunda versão custará cerca de 2765€, o que representa um aumento próximo do dobro.

Naturalmente que, por mais que a tecnologia evolua, será difícil aproximar um cão-robot de um cão real. Ainda assim, para quem não gosta de animais de estimação, pode ter no Cyber Dog 2 uma versão diferente e tecnologicamente muito evoluída.

O cão-robot consegue mostrar sentimentos

CyberDog2

Ainda sobre o Cyber Dog 2, sabe-se que este é mais pequeno e mais leve, em relação à sua primeira versão. Para além disso, permite uma interação a nível emocional, na medida em que o cão consegue, por exemplo, mostrar os seus “sentimentos” através da linguagem corporal.

Num ponto de vista mais técnico, sabe-se também que, tal como refere a Times Now, o Cyber Dog 2 contém um processador NX, assim como coprocessadores duplos enquanto cérebros secundários do “animal”. Em termos de câmaras, encontra-se equipado com um modelo de câmara de profundidade, bem como uma câmara RGB e uma câmara olho de peixe.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.