Microsoft xCloud vai permitir jogos da Xbox no Android

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft explicou em detalhe o como funcionará o seu serviço xCloud, que está em testes de momento. O intuito deste serviço é colocar jogos da Xbox a correr em dispositivos móveis.

O xCloud é suposto ser um serviço de transmissão de jogos em nuvem, um conceito que está a surgir com bastante frequência. O Google Stadia é certamente um dos concorrentes da Microsoft nesta corrida.

A Microsoft irá começar com a sua biblioteca existentes de jogos da Xbox, com um foco nos títulos principais como Forza Horizon 4. A intenção é que possas correr estes jogos no teu smartphone Android.

A Microsoft quer diluir a linha entre jogos de consola e mobile

Uma das grandes dificuldades óbvias de 'traduzir' um jogo de consola para um smartphone são os comandos. Caso o utilizar não tenha um comando bluetooth é complicado controlar o jogo apenas por comandos táteis.

Essa questão foi respondida por Gus Apostol, um dos gestores do projecto xCloud. Apostol explica que os programadores não precisarão de desenvolver o jogo novamente para se adaptar ao ecrã tátil. Em vez disso, as API da Microsoft irão ajudar nesse sentido.

A Microsoft possui o chamado Touch Adaptation Kit que irá facilitar a programação de comandos físicos para táteis. A empresa pretende que seja fácil para programadores fazer a transição de consola para mobile.

Infelizmente, detalhes como o modelo de negócio e valores não foram mencionados. Isso significa que tão cedo não iremos ver este serviço a funcionar.

É provável que a Microsoft faça como a Google e lance um projecto beta algum tempo antes do anúncio oficial. Mesmo assim, até esse assunto não foi mencionado durante a entrevista.

Seja como for, caso os serviços de streaming de jogos se tornam grandes no futuro, vamos ver a Microsoft xCloud e o Google Stadia a competir com força por este novo mercado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Sony vai proibir venda de códigos digitais da PlayStation 4 em loja física
  • Battlefield V: Descobre todas as surpresas que chegarão nos próximos meses
  • PUBG Mobile começa a limitar os jogadores a 6 horas diárias

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.