Ainda usas o Windows XP? A Microsoft acaba de o matar definitivamente

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O suporte para o Windows XP tinha terminado em abril de 2014. Ainda assim, o POSReady 2009 mantinha-o vivo com atualizações de segurança que o mantinham a rodar. Desde dia 9 de abril, a versão do sistema operativo deixou de receber atualizações oficiais.

O Windows Embedded POSReady 2009 era aquilo que restava do Windows XP. O mítico sistema operativo ainda está, segundo o Genbeta, em 1,97% dos computadores de quem usa os sistemas da Microsoft. O XP esteve no ativo por quase 18 anos, o que é incrível.

O suporte era feito no ramo empresarial, já que desde 2014 o consumidor comum não recebia atualizações. Ainda assim, diversas empresas deverão continuar com o velhinho sistema operativo. A ideia de continuar a usar o XP é para garantir compatibilidade com software e hardware.

Windows 10 já é a versão com mais utilizadores

O Windows 10 já ultrapassou o Windows 7 em termos de utilizadores. Pese embora a popularidade do SO mais antigo, o suporte para este também vai acabar já no próximo ano. O Windows 10 já abarca 39,22% de utilizadores, contra 36,9% do Windows 7.

Tendo em conta que o Windows XP não vai receber mais atualizações, é aconselhado que se progrida para um SO mais recente. O Windows 10 vai dar mais controlo aos utilizadores nas suas atualizações, tornando-se assim cada vez mais viável.

O Windows XP foi lançado a 25 de outubro de 2001 e é dos sistemas operativos mais emblemáticos de sempre. A sua arquitetura foi bastante vanguardista para a altura. Este é certamente um dos pilares que tornou a Microsoft naquilo que esta representa hoje em dia junto dos consumidores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Esta mochila é super tecnológica e vais querer (mesmo) ter
  • Festival Coachella oferece experiência de Realidade Aumentada
  • Vais receber o Android Q? Todos estes smartphones deverão receber a atualização

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.