Microsoft Portugal abre o seu escritório a empreendedores e startups

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft Portugal vai juntar, esta quinta-feira, 23 de fevereiro, mais de 60 fundadores de startups e empreendedores nos seus escritórios do Parque das Nações, em Lisboa. A iniciativa pretende promover a partilha de experiências entre os participantes e colaboradores da tecnológica em Portugal.

O evento enquadra-se no âmbito das “Coworking Thursdays”. É uma iniciativa da 351 Associação Portuguesa de Startups, Made of Lisboa, alphaCoimba, Acredita Portugal, CMX Connect Portugal, Grow Remote, Croissant, CreativeMornings Lisbon, Startup Grind Lisbon, Lisbon Digital Nomads e Nomadx.

A próxima edição das Coworking Thursdays tem lugar a 23 de fevereiro

Microsoft Portugal

Trata-se, portanto, de uma iniciativa dirigida a trabalhadores remotos e nómadas digitais que procurem um espaço de cowork. A todos os interessados, a Microsoft Portugal abrirá as portas das suas instalações às startups que queiram trabalhar a partir do seu escritório.

Para participar nesta iniciativa, as comunidades de startups e empreendedores devem inscrever-se na local próprio (inscrições abrem às 13h de dia 20 de fevereiro). A atividade, com vagas limitadas, é gratuita e decorrerá das 9h às 18h.

Microsoft reforça o seu compromisso com o modelo de trabalho flexível

Para a Microsoft, o futuro do trabalho é híbrido. Ainda antes da pandemia, os colaboradores da tecnológica podiam optar pelo regime de trabalho que lhes fosse mais conveniente, seja a partir de casa, em trabalho remoto ou dos escritórios.

Uma abordagem que, conforme os dados do Work Trend Index 2022, veio para ficar, com 52% dos inquiridos a afirmar ser provável mudar para um trabalho híbrido ou remoto a partir deste ano.

De facto, e com o trabalho remoto e híbrido a aumentar, no último ano um em cada sete empregos nos EUA ofereciam a opção de trabalho remoto. Aliás, em março de 2020, apenas um em 67 ofereciam esta opção.

Tecnológica continua a impulsionar o ecossistema de empreendedorismo

Desde 2018 que a Microsoft tem ajudado a impulsionar o ecossistema de empreendedorismo globalmente. Fá-lo através do Microsoft for Startups. A iniciativa, que possibilita a aceleração de milhares de startups tecnológicas, alavancando uma rede de parceiros global, está, atualmente, presente em 140 países, incluindo Portugal.

Só entre 2020 e 2022, no âmbito do Memorando de Entendimento estabelecido com o Governo português, a Microsoft implementou dois programas de aceleração comercial ("Fintech 365" e "Portugal SES"). Programas que geraram 11 oportunidades de negócio entre clientes e startups nacionais e internacionais.

A iniciativa "Portugal de Startup em Startup", em parceria com Startup Portugal e Beta-i, já representou um investimento de mais de 750 mil dólares em Créditos Azure.

Recordamos que esta iniciativa foi lançada em março de 2022. O Microsoft for Startups Founders Hub é um programa que visa apoiar startups através de recursos técnicos e comerciais que ajudem a acelerar a sua expansão sustentável.

Atualmente, mais de 150 startups portuguesas já integram este programa. Também no último ano, e visando impulsionar a partilha de conhecimento entre o ecossistema de empreendedorismo.

Por isso, a Microsoft marcou presença em eventos de referência como a Web Summit. Evento em que deu palco a 20 startups integrantes do seu programa Microsoft for Startups Founders Hub, e no Building The Future, através da iniciativa Startup World.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.