Microsoft, Nintendo e Sony poderão ter problemas no Reino Unido

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O Governo do Reino Unido revelou recentemente que a Competition and Markets Authority (CMA) vai investigar a Microsoft, Nintendo e Sony, no que respeita à legalidade dos seus serviços de subscrição. Esta investigação tem como objetivo determinar se estes serviços violam, ou não, as leis de proteção do consumidor.

Como deves saber, estas três empresas oferecem um serviço de subscrição que é necessário para que os jogadores possam tirar proveito dos modos online dos jogos. Tornando-os serviços de subscrição praticamente obrigatórios, se quiseres tirar o máximo proveito da tua consola.

Durante muito tempo, das duas maiores consolas da atualidade, apenas a Microsoft tinha como requisito um serviço de subscrição para que pudesses jogar online. No entanto, como seria de esperar, a Sony acabou por seguir as suas pisadas implementando o mesmo tipo de serviço na PlayStation 4. Mais recentemente, também a Nintendo entrou neste 'barco' com o Nintendo Switch Online.

Serviços de subscrição para jogar online poderão estar em risco no Reino Unido

Mais concretamente, a CMA irá analisar de forma minuciosa três situações em concreto. Querem determinar se as políticas de auto-renovação são justas e o quão fácil é conseguir receber um reembolso (ou cancelamento). Além disso, pretendem ainda determinar se este tipo de serviço acaba por conceder às empresas excessivo poder sob os seus clientes.

No artigo publicado pelo governo inglês, explicam que esta investigação está ainda numa fase inicial. E que, irão apenas ser aplicadas medidas caso seja determinado que as empresas não estão a cumprir com todas as leis em vigor.

Ainda que seja muito difícil nesta fase determinar qual será o resultado final desta investigação, é fácil enumerar algumas situações em que qualquer uma das empresas não terá adotado as mais corretas ações. Por exemplo, em diversas situações implementaram aumentos nos preços dos seus serviços, quando dificilmente conseguiam justificar tais aumentos.

A renovação automática deste tipo de serviços é uma prática comum, e bastante polémica. Especialmente porque nem sempre é tão simples quanto seria desejado, cancelar este tipo de renovação. Mais recentemente, no caso da promoção do Nintendo Switch Online, esta situação pode tornar-se uma dor de cabeça para utilizadores menos atentos.

Atualmente podes usufruir do serviço de subscrição da Nintendo de forma gratuita utilizando a promoção do Twitch Prime. No entanto, a menos que desligues a renovação automática, vais ser cobrado automaticamente após os período referente à promoção.

Independentemente de qual será o resultado desta investigação, certamente que estas recentes ações por parte do governo do Reino Unido irão acabar por revelar potenciais estratégias dúbias por parte destas grandes empresas. Resta-nos estão esperar para ver o que irá resultar desta investigação.

Editores 4gnews recomendam:

  • Punição para 'Rage Quit' do Apex Legends devia chegar ao FIFA 19 Ultimate Team!
  • Reguladores na China aprovam 30 jogos online
  • Rumor: Xbox Game Pass Ultimate juntará Live Gold e Game Pass

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.