Microsoft dá primeiro passo para substituir programadores por IA

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Recordam-se das declarações do CEO da Nvidia quando disse que deixaria de ser necessário aprender a programar, pois a Inteligência Artificial (IA) o faria por nós? Pois bem, a Microsoft acaba de provar que isso pode ser mesmo o futuro.

Isto porque a gigante tecnológica publicou recentemente uma pesquisa que detalha uma plataforma de desenvolvimento de código operada por agentes de IA. Neste conceito, o programador humano seria relegado para um papel de supervisão.

Plataforma de desenvolvimento de código da Microsoft conta com vários agentes de IA

A Microsoft chamou essa plataforma de AutoDev. Esta é populada por vários agentes de Inteligência Artificial com a capacidade de interagirem entre si para o desenvolvimento de código.

IA programação
Imagem criada pela IA Microsoft Designer

Tal plataforma de desenvolvimento automatizado conta com vários repositórios para lidar com tarefas complexas de engenharia de software. Além disso, tem as ferramentas necessárias para fazer uma validação dos seus próprios resultados.

Importa sublinhar que os autores desta pesquisa afirmam terem testado com sucesso este cenário. Ou seja, não se trata apenas de uma ideia ou conceito, mas de algo que a Microsoft afirma ser possível de alcançar.

Humanos passariam para uma posição de supervisão

No meio deste conceito, onde ficam os programadores humanos? Segundo a pesquisa da Microsoft, estes passam a fazer um trabalho de supervisão, semelhante ao que já é feito pelos gestores de projetos.

Por outras palavras, o programador humano deixaria de ser ele próprio a escrever o código necessário para os objetivos daquele programa. Ele passará a espetador do trabalho desenvolvido pela IA, podendo intervir sempre que achar necessário.

Neste futuro, o humano não terá de aperfeiçoar a sua técnica na escrita de código. Ao invés, ele terá de se especializar em saber explicar o seu propósito para poder intervir sempre que a IA esteja a desviar-se dos objetivos definidos na conceção do projeto.

Uma vez mais, este cenário coloca a questão de como será o futuro se a IA tomar conta daquilo que os humanos fazem atualmente. Que empregos teremos disponíveis no futuro se tudo for feito pela Inteligência Artificial?

Mais importante ainda é saber quem terá a capacidade para intervir caso as coisas comecem a dar para o torto. Ou seja, se é tudo feito pela IA, quem terá o conhecimento necessário para a corrigir quando necessário? Este é um debate que está longe de terminar, sobretudo com os avanços da IA frequentemente noticiados.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.