Microsoft admite que falha de segurança do Outlook foi grave

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft admitiu que a falha de segurança no Outlook foi pior do que tinham relatado inicialmente. A empresa começou a notificar alguns utilizadores que hackers tinham acesso a contas.

Esta notificação revela que os hackers podem ter visto contas, nomes de pasta e assuntos dos e-mails. Até mesmo o conteúdo das mensagens pode ter sido visto.

De acordo com os relatórios, a Microsoft enviou uma notificação de aviso a apenas 6% dos utilizadores afectados. Aliás, parece que só começaram a avisar quando uma captura de ecrã comprovando a gravidade da falha foi enviada à empresa.

Hackers tiveram acesso a várias informações durante meses

A causa desta falha foram aparentemente credenciais que comprometeram o serviço de e-mail. Isto permitiu acesso não-autorizado a contas entre 1 de janeiro e 28 de março deste ano.

Contudo, foi relatado pela Vice Motherboard que os hackers já teriam acesso às informações há 6 meses. Inclusive, os acessos foram utilizadores para fazer reset a contas iCloud associadas a iPhones roubados.

Um porta-voz contrariou a afirmação dizendo que "acesso não autorizado durante 6 meses está incorrecto". A Microsoft também afirmou que a maioria dos utilizadores recebeu a notificação de aviso.

Este tipo de falhas não favorece de todo a empresa. Principalmente num serviço tão globalmente utilizado como o Outlook. Várias contas e utilizadores ficaram comprometidos.

Por mais que a Microsoft tente 'tapar o sol com a peneira', esta admissão devia ter sido feita desde o início. Estamos a falar de informações pessoais de milhares de pessoas.

Seja como for, esperemos que a Microsoft aprenda com o erro e reforce as suas medidas de segurança. O Outlook continua a ser utilizado por milhões de pessoas pelo mundo inteiro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Kirin 985 a caminho com tecnologia EUV
  • Brawl Stars recebe uma mão-cheia de novidades que não vais querer perder!
  • Apple Arcade poderá custar mais que mil milhões de dólares à empresa

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.