Meta Audiocraft: o poder de criar música a partir de amostras de texto

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

É a vez da Meta apresentar a sua ferramenta de Inteligência Artificial mais musical de sempre.

O AudioCraft acaba de ser lançado e é capaz e transformar amostras de texto em melodias musicais.

Nova ferramenta Meta usa música proprietária da empresa e licenciada

imagem de notas musicais numa pauta
Meta garante que a sua ferramenta de IA não viola direitos de autor Crédito@OpenClipartVectors/Pixabay

Depois da SampLab apresentar o seu TextToSample, é a vez de a Meta revelar a sua ferramenta de Inteligência Artificial que, à semelhança do rival, transforma amostras de texto em melodias musicais.

O AudiCraft, é esse o seu nome, chega com três modelos distintos, o AudioGen, EnCodec e MusicGen e todos funcionam para música, som e compressão, garante a Meta em comunicado.

Depois de vários artistas e especialistas da área da música terem revelado algumas preocupações face aos direitos de autor, a empresa de Mark Zuckerberg garante que o MusicGen foi treinado para usar apenas música proprietária da empresa e especificamente licenciada para o efeito.

Mas vamos a pormenores. De acordo com o comunicado da Meta, a ferramente MusicGen gera música a partir de amostras de texto enquanto o AudioGen, tal como o nome indica, gera áudio, a partir da mesma fonte. Já o descodificador EnCodec ganhou agora uma versão melhorada.

Na prática, os modelos AudioGen permitem que os utilizadores gerem sons ambientais e efeitos sonoros, como por exemplo o ladrar de um cão ou sirenes de veículos de emergência.

De acordo com a Meta, estes modelos vão estar disponíveis para curiosos e profissionais, de forma a ganharem mais treino com os conjuntos massivos de informação que vão receber. A empresa garantiu que as ferramentas são capazes de produzir áudio de alta qualidade com consistência de longo prazo.

A Meta está também a trabalhar para continuar a melhorar os modelos atuais e para que, no futuro, estes possam receber a capacidade de improvisação com base no feedback recebido dos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt