Mensagens Android: O que lhe falta para derrotar o iMessage?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação Mensagens Android está cada vez melhor, porém, muitos utilizadores Apple continuam a insistir "não consigo viver sem iMessage". O que faz então do serviço da empresa de Cupertino tão melhor que o da Google?

Sinceramente pouca coisa. O iMessage é um serviço de qualidade mas também é a aplicação Mensagens Android. Infelizmente nem todos os smartphones Android chegam com a aplicação instalada. Se tiveres um Samsung, Huawei ou até Xiaomi, terás mesmo de instalar a aplicação na Google Play Store aqui.

A App Mensagens Android trouxe melhorias consideráveis nos últimos tempos. Tivemos o Dark Mode e, na minha opinião mais importante, a possibilidade de partilhar qualquer tipo de ficheiro para além das fotografias e vídeos. Este é um passo enorme para combater o iMessage da Apple.

Contudo, ainda lhe faltam pequenas coisas que como utilizador do iMessage considero que a aplicação Mensagens Android deveria fazer.

Implementação de características únicas na aplicação Mensagens Android

Nas mensagens

A maior parte das características na aplicação está disponível em qualquer outra. O iMessage soube mudar um pouco isso. Com o mais recente iOS, o iMessage dá para enviar mensagens com mais possibilidades. Seja a bolha gigante, fogo de artifício ou até o "tinta invisível". Pequeno pormenores que considero interessantes e que muitos utilizadores iOS começaram a adotar.

Animojis

Os Animojis são outra característica fútil mas que voltou a prender (ainda mais) os utilizadores iOS. Os Animoji podem ser integrados com o iMessage e deveria existir tal possibilidade para a aplicação Mensagens Android. Nem que seja para chamar o pessoal mais jovem para a aplicação. Ou pelo menos pelo "fator curiosidade".

Bolhas verdes e azuis

Este é o trauma de um utilizador iOS. Mandar mensagens para um utilizador Android. A terrível bolha verde. Não saber quando é que do outro lado a pessoa está a escrever uma mensagem. Estas funcionalidades (saber quando a outra pessoa está a escrever) já está disponível em Apps como o Facebook Messenger e WhatsApp, não fazia mal ver a possibilidade no Android.

Além do mais, a Google poderia também identificar utilizadores por cores de bolhas que não utilizam a App. Esses utilizadores, tal como no iMessage, iam ficar privados de ter determinadas funcionalidades. Isto faria com que a aplicação fosse mais partilhada e, consequentemente, mais usada.

Ecossistema

O ecossistema do iMessage é perfeito. Tudo se sincroniza de forma simples e rápida. iPhone, Apple Watch e Mac. Todos tem a mesma informação ao mesmo tempo. No Mac já tens a aplicação instalada e está feito.

Nas Mensagens Android precisas de aceder a um link para teres as mensagens no teu computador. A maior parte das pessoas utilizam o Google Chrome no Windows e Mac, será assim tão complicado criar uma melhor integração? Não me parece!

Em suma, a App Mensagens Android precisa de dar o próximo passo

A aplicação Mensagens Android está bem construída e é simplesmente fantástica. Contudo, para alcançar e derrotar o iMessage precisa de mais. sinceramente, se a App tivesse o tal ecossistema seria um passo grande para que esta batalha fosse mais justa. Veremos o que o futuro no diz.

Editores 4gnews recomendam:

  • Vais receber o Android Q? Todos estes smartphones deverão receber a atualização
  • Esta mochila é super tecnológica e vais querer (mesmo) ter
  • Operadoras no Brasil oferecem 3GB de Internet grátis por ver publicidade!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.