Luxo ou necessidade? Portugueses gastaram mais de 1000 milhões em telemóveis

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Os portugueses compraram cerca de 2,6 milhões de telemóveis, no ano de 2023. Em relação a este número, sabe-se que a grande maioria são smartphones. As contas sugerem que foram gastos, aproximadamente, 1000 milhões de euros neste tipo de tecnologia.

Tal como noticia a CNN, à luz de um estudo feito pela IDC Europe, foi a primeira vez que Portugal ultrapassou a barreira dos 1000 milhões de euros. Na reportagem feita pelo canal referido, foi possível recolher testemunhos de alguns utilizadores, que referiram trocar de telemóvel de forma frequente.

Em relação às compras em si, o estudo feito pela IDC Europe indicou que os portugueses optam por comprar telemóveis com características topo de gama, o que faz com que o preço médio aumente. Ao que tudo indica, cerca de 61% das compras incidem em dispositivos de quinta geração (5G).

Têm-se comprado cada vez mais telemóveis acima dos 1000€

Clientes Portugueses Telemóveis AI
Imagem Ilustrativa (via Copilot AI)

Colocando os números em perspetiva, a mesma pesquisa sugere que o ano de 2023 demonstrou um crescimento de 13%, face ao ano anterior, em termos monetários. Os dados obtidos ainda evidenciam que o segmento que mais tem crescido é o da compra de telemóveis superiores a 1000€.

Como refere um dos representantes da IDC Europe, “as pessoas, de um modo geral, investem mais e gastam mais na compra de telemóveis com melhores características, já que este é um bem essencial das nossas vidas” (via CNN).

Ainda sobre a aquisição de telemóveis mais recentes, a mesma fonte de informação salienta o incentivo por parte das operadoras, através de planos de financiamento, que fazem com que o acesso a telemóveis mais caros seja facilitado.

O investimento tem sido maior, mas as unidades vendidas desceram de 2022 para 2023

Nesse sentido, uma das entrevistadas pela CNN explica o seu caso pessoal: “faço o retorno do anterior e os valores ficam mais acessíveis”, já que o utilizador não pagará o produto por inteiro, mas sim a diferença.

Ainda assim, apesar do maior investimento monetário, a mesma fonte de informação revela que o número de unidades vendidas baixou de 2022 para 2023. No pódio das três marcas mais procuradas, encontram-se Samsung, Xiaomi e Apple.

O ano de 2023 fica, assim, marcado por um maior investimento por parte dos portugueses, em telemóveis. Pela primeira vez, tal como refere a CNN, foi ultrapassada a barreira dos 1000 milhões de euros.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.