Jogos da Xbox preparam-se para migrar para PS5 e Nintendo Switch

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

A Xbox começa a ser um motivo de preocupação para a Microsoft. Os números não mentem e dizem-nos, claramente, que as vendas do Xbox Series S e X estão bem longe da PlayStation 5. Para além disso, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, admitiu ainda que as assinaturas do Xbox Game Pass estão a um ritmo inferior ao desejado. Posto isto, a solução poderá passar por lançar alguns jogos da empresa para PS5 e Nintendo.

De acordo com o portal de notícias do The Verge, não será de surpreender se, muito em breve, jogos como Hi-Fi Rush ou Starfield e Indiana Jones aparecerem noutras plataformas que não a Xbox. Parecendo que não, é um grande passo para a Microsoft. A empresa, desta forma, terá a oportunidade de chegar a mais público e tirar mais dividendos com os seus próprios jogos. No entanto, atenção! Nem tudo são rosas e Phil Spencer que o diga.

Para Spencer, a evolução do Xbox Game Pass foi um "desastre"

Foto de Xbox
Imagem Ilustrativa Xbox (via Pexels)

De acordo com o CEO da Microsoft Gaming, o desaceleramento da Xbox Game Pass foi um autêntico desastre, atendendo a todo o investimento feito pela empresa. Recorde-se que o objetivo da Microsoft era que o Game Pass chegasse aos 100 milhões de assinantes até 2030, no entanto já não existem quaisquer expectativas dentro da empresa em relação à viabilidade desse objetivo.

Com o intuito de dar a volta ao problema, a Microsoft tem procurado outras alternativas para o Xbox Game Pass. Sendo assim, tem apostado nos dispositivos móveis, particularmente através da Activision Blizzard, que é responsável por jogos para telemóvel como Call of Duty Mobile, Candy Crush, ou Diablo Immortal.

À luz do que refere o The Verge, poderá ser lançada, ainda este ano, uma nova loja de jogos mobile da Xbox, o que, em teoria, forçava a Apple e a Google a repensar o seu modo de distribuir jogos em dispositivos móveis. No entanto, mais uma vez, há um problema: a Apple tem outras ideias. Neste caso, aposta numa nova estrutura de taxas, que, ao que tudo indica, é benéfica para todos os lados. Menos para a concorrência, claro.

Pode estar a caminho um portátil Xbox

Face a este cartada da Apple, quem não ficou muito contente foi Spencer que, de acordo com a mesma fonte de informação, refere que se trata de um passo na direção errada. Posto isto, o facto de a Xbox adicionar grande parte dos seus jogos à PS5 e Switch pode não ser necessariamente tão vantajoso como esperado.

Desta forma, uma coisa é certa: alguma coisa a Microsoft tem de fazer. Já correm rumores de que um portátil Xbox pode estar a caminho, mas ainda nada é oficial. O que se sabe é que a empresa tem dado "luz verde" à criação de vários projetos de hardware, tal como refere Jez Corden, do Windows Central.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.