iPhone 16: revelados pormenores de câmara e processador

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O smartphone icónico da Apple é sempre uma fonte inesgotável de rumores e o mais recente avança com informações sobre o processador e câmara presentes nos próximos modelos do iPhone 16.

Na rede social chinesa Weibo, o leaker Smart Pikachu informa que o chip A18 da Apple vai ser baseado no processo de fabrico de 3 nm e que terá suporte para os padrões de comunicações sem fios Wi-Fi 6E e Wi-Fi 7.

A mesma fonte afirma ainda que o novo processador A18 Bionic vai contar também com suporte para sensores de 48 megapixéis. Estas informações alinham-se com outros rumores anteriormente divulgados.

Três novos chips premium vão chegar ao mercado na mesma altura

imagem do iPhone 15 Pro Max
Alguns rumores afirmam que os modelos iPhone 16 Pro e 16 Pro Max podem incluir uma variante Pro do chip A18 Bionic Crédito@Apple

Mas há outra informação relevante adiantada por este leaker na rede social Weibo. De acordo com Smart Pikachu, os processadores A18 Bionic da Apple, Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm e o Dimensity 9400 da MediaTek vão todos chegar ao mercado na mesma altura.

O mesmo leaker acrescenta ainda que todos estes processadores premium vão ser baseados no processo de fabrico de 3 nm da TSMC.

Este dado é confirmado por informações divulgadas hoje pela Digitimes. Este site está a avançar que a TSMC vai iniciar a produção de chips baseados em 2 nm no segundo semestre de 2025.

A DigiTimes adianta ainda que a Apple será a primeira marca a integrar chips com este processo de fabrico nos seus smartphones.

iPhone 16 Pro chega com algumas novidades muito bem-vindas

Entretanto, alguns rumores anteriores avançaram com algumas das novidades que o iPhone 16 Pro traz consigo e que serão muito bem-vindas.

De forma resumida, o modelo terá um ecrã maior, uma ilha dinâmica mais pequena e um novo sensor. Indo ao detalhe, parece que o modelo Pro vai aumentar o ecrã para as 6,3 polegadas e que a ilha dinâmica será mais pequena para fornecer uma melhor proporção ecrã-corpo.

Outra das novidades será a integração de um novo sensor com zoom ótico tetraprisma de 5x que agora apenas podemos ver no modelo iPhone 15 Pro Max.

Por sua vez, o analista Ming-Chi Kuo já afirmou que tanto o iPhone 16 Pro como o 16 Pro Max vão atualizar o sensor ultra grande angular para uma unidade com resolução de 48 megapixéis e 1/2,55 polegadas de tamanho.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt