iOS 18 pode ignorar a principal tendência tecnológica da atualidade

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Vários rumores apontam para a inclusão de uma tecnologia de Inteligência Artificial (IA) generativa no iOS 18. Após as principais rivais da Apple já terem adotado esta tecnologia nos seus smartphones, espera-se agora pela entrada da gigante "nesta onda".

No entanto, segundo as mais recentes previsões de Mark Gurman, este cenário não está garantido. Tudo porque a Apple enfrenta um dilema que poderá adiar a adoção da IA generativa nos seus equipamentos.

Ricos para a privacidade dos utilizadores pode adiar o lançamento da IA generativa

De acordo com o jornalista da Bloomberg, a Apple está bastante preocupada com os riscos que a IA generativa possa trazer para a privacidade dos seus utilizadores. O equilíbrio de forças entre estes dois aspetos está a deixar a empresa bastante relutante sobre o tema.

iPhone IA
Imagem criada por IA Microsoft Designer

Assim sendo, a IA generativa da Apple poderá ser bastante diferença da oferecida pelos seus principais concorrentes. O principal compromisso da empresa norte-americana continua a ser para com a privacidade dos seus utilizadores.

Caso a Apple conclua que a IA e a privacidade dos utilizadores não têm condições para coexistir, ela poderá renunciar a parcerias com outras empresas neste âmbito. Note-se aqui os rumores de que a Apple terá unido forças com a Google para trazer o Gemini para o iPhone.

Esta alegada parceria foi reportada originalmente pelo mesmo Mark Gurman. Alegadamente, a Apple quer licenciar o Gemini para que este possa ser a base para o desenvolvimento de algumas tecnologias de IA a implementar no iOS 18.

A OpenAI terá sido outra das possibilidades da Apple para este projeto. Contudo, por razões que se desconhecem, essas conversas não terão dado os resultados pretendidos, o que fez com que Tim Cook e a sua equipa procurasse alternativas.

Este tema será certamente esclarecido no verão, por ocasião do evento WWDC 2024. Nesta conferência serão anunciadas todas as novidades do novo software da empresa, nomeadamente o iOS 18.

Caso a Apple tenha tudo pronto para lançar a IA generativa no seu software, esse será um tema de destaque do evento. Até lá, temos apenas rumores a tentar desmistificar o futuro da Apple e dos seus sistemas operativos.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.