iOS 17 não é a atualização que o iPhone precisava

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Terminada a WWDC23, o grande evento para desenvolvedores anual da Apple, só se fala de uma coisa: o headset Vision Pro. Mas não nos podemos esquecer que este evento trouxe novidades de software, com o macOS Sonoma, o watchOS 10, iPadOS 17 ou iOS 17 a serem oficialmente apresentados.

E se noutro artigo já elogiei o watchOS 10, que terá a capacidade de mudar a forma como usamos o Apple Watch, não se pode dizer o mesmo do iOS 17. Ao contrário das mudanças estruturais que teremos no software dos Apple Watch, o iOS 17 não traz nenhuma funcionalidade que vá mudar a forma como usas o teu iPhone no dia a dia.

3 boas novidades do iOS 17 minimamente interessantes

  • Contact Poster
  • NameDrop
  • StandBy

ios 17

É claro, podemos dizer que estas 3 novidades do iOS 17 são interessantes. O Contact Poster será uma imagem e nome personalizado que vais poder criar, e vai aparecer no iPhone de outra pessoa quando lhe ligares. O NameDrop vai facilitar a forma como partilhas contactos com outros utilizadores iOS.

E o StandBy (imagem acima) basicamente torna o teu iPhone num relógio ou mostrar de outros widgets para a tua mesa de cabeceira ou secretária quando o pousares em posição de paisagem. Mas até que ponto estas funcionalidades vão mudar a forma como usamos o iPhone diariamente? Não me parece.

iOS 16 foi uma atualização mais importante do que será o iOS 17

Vamos tomar como exemplo o iOS 16, que foi uma atualização interessante. Trouxe finalmente widgets ao iPhone (algo que o Android tinha há anos). E também trouxe personalização ao ecrã de bloqueio que confere mais identidade a cada aparelho.

Há melhorias que o iOS realmente precisa e que a Apple simplesmente parece continuar a ignorar. Veja-se o exemplo do Centro de Notificações que continua a ser uma confusão interminável. E utilizadores que tenham oportunidade de experimentar Android, sabem como tudo é mais arrumadinho.

Passou-se este tempo todo, e a Apple continua a não permitir que coloques os ícones das aplicações a partir do fundo no menu inicial (se este não estiver cheio). Por muito que se deva elogiar o iOS pela sua simplicidade e facilidade de utilização que muito aprecio, a Apple tem de 'abrir a pestana' para pormenores que continuam a complicar a vida aos utilizadores.

O iOS 17 vai estar disponível em versão estável no outono para o iPhone Xs e modelos mais recentes.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.