Inteligência Artificial no DOTA 2 vence mais de 30 mil jogadores

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Entre os dias 18 e 21 deste mês, jogadores do MOBA Dota 2 tiveram oportunidade de competir contra uma inteligência artificial. Chama-se OpenAI e conseguiu destruir por completo a competição.

A OpenAI ganhou 7,215 combates competitivos, culminando numa taxa de 99.4% de vitórias. A inteligência artificial perdeu apenas 42 jogos e apenas 3 equipas de jogadores humanos conseguiram 3 vitórias seguidas.

Os resultados foram publicados com detalhe através do Twitter. O número total de jogadores humanos foram 30,937 apenas nesse fim-de-semana. As horas de jogo colectivamente gastas totalizam 10 anos de jogos competitivos.

A OpenAI é financiada por Elon Musk sem fins lucrativos. O seu nome completo é OpenAI Five porque consegue jogar jogos de 5 para 5 contra jogadores humanos.

A capacidade da OpenAI é absolutamente insana

A OpenAI é o nome dado à inteligência artficial proveniente do projecto de 'machine learning'. A inteligência aprende jogando correndo um total de 180 anos de jogos contra si própria todos os dias.

Esta foi, infelizmente, a última demonstração pública da inteligência artificial. Escusado será dizer que a OpenAI Five despediu-se da 'fama e fortuna' de uma forma gloriosa, derrotando mais de 30 mil jogadores humanos em apenas um fim-de-semana de jogos.

No entanto, a organização irá continuar a desenvolver a OpenAI por razões óbvias. Não só para continuar a derrotar jogadores do Dota 2 mas para que se possa aprender pela experiência da inteligência artificial.

O gestor do projecto Greg Brockman afirmou que os videojogos são as ferramentas mais utéis para testar a capacidade das inteligências artificiais. O gestor salientou ainda a importância destes jogos de estratégia pois envolvem muito pensamento e reacções rápidas, ideal para treinar as máquinas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Esta Inteligência Artificial vai analisar-te em entrevistas de emprego
  • Tesla lança demo impressionante de piloto automático
  • China bane violência, Mahjong e Poker nos videojogos
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.