Instagram em alerta: TikTok vai lançar app para fotos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Há concorrência à vista para o Instagram. Após tornar-se um caso de sucesso na Internet, o TikTok parece estar a preparar uma nova aplicação especificamente dedicada à partilha de fotografias.

TikTok e TikTok Photos terão integração

tiktok photos
Imagem: TheSpAndroid

A informação sobre a nova rede foi encontrada pela página indiana TheSpAndroid em linhas de código da versão mais recente da app para Android da plataforma de vídeos. Ao descompilar a versão 33.8.4 da aplicação, o responsável pela página encontrou dados sobre uma nova plataforma, o "TikTok Photos".

tiktok photos
Imagem: captura de ecrã / TheSpAndroid

Nas linhas de código acima, vemos referências ao TikTok Photos, com indicações de que a novidade trata-se de uma plataforma na qual os utilizadores podem partilhar as suas fotos e "chegar a outras pessoas com interesses semelhantes que gostam de publicar fotos".

Atualmente, o TikTok já permite a partilha de fotos na plataforma. As imagens ficam dispostas em formato de galeria e podem ser vistas entre os vídeos. No entanto, o TikTok é essencialmente uma rede de vídeos, e ter algo dedicado a fotos pode trazer mais funcionalidades.

tiktok photos
Imagem: captura de ecrã / TheSpAndroid

Além disso, as linhas de código ainda indicam que a app original deve incluir uma opção para permitir que os utilizadores sincronizem as suas publicações de fotografias no TikTok Photos com o seu perfil no TikTok original.

Sem informações específicas sobre a data de lançamento, o código indica apenas que o TikTok Photos será "lançado em breve" e traz algumas variações do ícone do TikTok Photos.

Concorrência ampliada

tiktok photos
Imagem: captura de ecrã / TheSpAndroid

Após o sucesso incrível do TikTok, plataformas como o YouTube e o Instagram criaram secções com propostas similares. Os Shorts e os Reels, respetivamente, também são vídeos curtos para serem vistos, em geral, na vertical, proporcionando uma experiência bem semelhante à do TikTok.

A rede de vídeos da ByteDance, contudo, mantém-se na vanguarda com a sua proposta original e já está a competir com as propostas concorrentes. Em janeiro, a versão beta do TikTok começou a permitir a publicação de vídeos com até 30 minutos de duração.

Embora isso ainda não seja comparável aos vídeos publicados no YouTube, pode fazer diferença para vários utilizadores que anteriormente usavam o TikTok para vídeos curtos e indicavam que os seus seguidores poderiam ver o vídeo completo no YouTube. Agora, eles poderão permanecer apenas no TikTok se desejarem.

A chegada do TikTok Photos pode fazer com que influenciadores e criadores de conteúdo em geral concentrem ainda mais os seus esforços apenas nas redes da ByteDance.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.