O Google tudo entende e tudo percebo. É por isso que raramente nos preocupamos com a correta ortografia, e muito menos a gramática exata, ao fazer uma pesquisa Google. É frequente escrevermos à pressa e quase nem olhar para o ecrã, tendência que não escapa despercebida à gigante norte-americana.
Em boa verdade julgo ser prática comum escrevermos alguma palavra ou expressão no Google para consultar a sua correta grafia, modo verbal, entre outras questões gramaticais. Ora, para quem usa bastante o motor de pesquisa como verificador ortográfico, temos agora boas notícias.
Verificação de gramática chega em breve à Pesquisa Google
Ao que tudo indica, segundo detetaram primeiramente os colegas da 9to5Google a plataforma norte-americana prepara-se para disponibilizar um sistema de verificação gramatical.
Funcionará muito à semelhança do corretor ortográfico quando fazemos uma pesquisa, mas segundo a própria empresa, dar-nos-á mais contexto e informação.
Sucintamente, o utilizador poderá verificar uma determinada frase ou expressão, garantindo a sua observância das regras gramaticais.
Importa frisar que esta verificação gramatical é feita com recurso à Inteligência Artificial (IA) e pode não estar 100% correta nos resultados apresentados, ou sugeridos.
Sistema da Google é potenciado pela Inteligência Artificial
Igualmente sem surpresas é o facto de este sistema só estar disponível em inglês, de momento. Trata-se do primeiro idioma a suportar o novo recurso, ainda que o mesmo deva eventualmente suportar mais línguas e chegar a mais regiões do global.
Para os mais curiosos, o "comando" de ativação desta nova função na pesquisa Google é simples e direto. Bastará adicionar "grammar check", passando o recurso a operar assim que estiver disponível na vossa região / idioma.
Em português, tendo tentado aplicar / pesquisar com uma terminologia idêntica, de momento não aparenta estar disponível tal função à data de redação deste artigo.
Funcionalidade (ainda) não disponível em português
Em suma, este é um dos novos recursos a chegar à Pesquisa Google graças também à Inteligência Artificial. É notório o esforço acrescido da tecnológica norte-americana em dotar vários dos seus produtos das capacidades automatizadas pela IA.
Por fim, segundo alguns rumores a própria Google pode vir a introduzir uma função agilizada pela IA que resumirá o conteúdo de uma determinada página Web na sua pesquisa. Isto para dar ao leitor / consumidor uma breve descrição daquilo que encontrará na página.
Editores 4gnews recomendam: