IDC acredita que as vendas de smartphones voltarão a cair em 2019

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda que continuemos a ver muitas das principais fabricantes venderem muitos milhões de smartphones todos os anos, a verdade é que desde 2017 que temos visto um declínio no número de smartphones vendidos.

Depois de indicar essa possibilidade em dezembro, a IDC publicou agora um novo relatório que confirma a previsão de uma nova queda no número de smartphones vendidos em 2019. Ainda que mais reduzida (0,8%), este será o terceiro ano consecutivo em que o número de vendas continua a cair.

No entanto, parece que este segmento de mercado está prestes a iniciar uma recuperação 'a todo o gás'. A IDC prevê uma subida considerável durante a segunda metade deste ano, onde deverá apresentar um crescimento de 2,3% YoY (Year over Year).

Vendas de smartphones continuam a cair, mas 2019 deverá ser o último ano

De acordo com o relatório publicado, com a expansão das redes 5G durante os próximos 4 anos, iremos ver as vendas de smartphones subirem até aos 1,54 mil milhões de smartphone em 2023.

Não há grandes dúvidas sobre os motivos que levaram a este declínio durante os últimos anos. Com a grande evolução da tecnologia nos smartphones, os utilizadores deixaram de sentir a necessidade de trocar de dispositivo com tanta frequência. Ainda mais, durante os últimos anos, as inovações trazidas pelas fabricantes acabaram por não ser tão apelativas quanto seria desejado.

Mas, tudo indica que 2019 será o 'virar de uma nova página'. Onde assistimos à chegada dos primeiros smartphones dobráveis e implementação das redes 5G. Além disso, as fabricantes começaram também a explorar novas tecnologias nos seus smartphones topo de gama.

Por fim, no que respeita às redes 5G a IDC acredita que em 2023, 1 em cada 4 smartphones vendidos irão suportar as novas redes. Com a sua implementação a começar este ano. Acredita-se que apenas a partir de 2020 vejamos o seu crescimento aumentar consideravelmente.

Editores 4gnews recomendam:

Processadores da Intel estão sujeitos a uma nova vulnerabilidade

LG poderá lançar smartphone com um ecrã que estica

Google Chromecast continua a ser o melhor produto que a Google tem!

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.