Cuidado! O Huawei P30 Pro não é propriamente fácil de reparar

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O P30 Pro é um dos grandes lançamentos do ano. O mais recente topo de gama da Huawei já foi submetido ao clássico teardown (desmontagem) da equipa do iFixit. O dispositivo mostrou-se não só difícil, como também bastante caro na hora de reparar.

O novo topo de gama da Huawei não é propriamente um caso virgem neste tipo de circunstâncias. Circundado por vidro e metal, é um dispositivo elegante, mas pouco fácil de abrir. Entre o vidro e o metal existe um minúsculo espaço, obviamente pela sua certificação IP68.

huawei p30 pro teardown ifixit

Quando a parte de trás é removida pela equipa da iFixit, as grandes facetas do dispositivo ficam a nu. Vemos as bobinas que permitem os carregamentos sem fios e carregamento inverso. Além disso, vemos o módulo da tão elogiada câmara, com o seu sistema de periscópio.

O P30 Pro desilude na taxa de reparabilidade do iFixit

Como é sabido, ao invés do clássico, o P30 Pro tem a “tecnologia acústica de painel”. Ou seja, o altifalante funciona normalmente, mas não temos uma membrana que vibra para produzir ondas sonoras. Ao invés disso, o display é um altifalante, já que é ele que vibra.

huawei p30 pro teardown ifixit

Para que tal fosse possível, a Huawei acoplou parte do sistema à parte de trás do ecrã. Contudo, ficam dúvidas do que acontece ao altifalante caso o ecrã avarie. Por baixo do display, temos o sensor biométrico ótico, que é o mesmo do Mi 9 ou do OnePlus 6T.

huawei p30 pro teardown ifixit

No fim das contas, o Huawei P30 Pro é um dispositivo cheio de inovação e funções interessantes. Ainda assim, mostra-se bastante complexo e complicado na hora de reparar. A Equipa do iFixit dá-lhe uma nota de 4 em 10 na taxa de reparabilidade. De notar que o Galaxy S10+ teve 3 em 10, mostrando-se ainda pior neste teste.

Editores 4gnews recomendam:

Via | Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.