Huawei Mate 20 Pro - O pacote completo (Review)

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 3 min.

O Huawei Mate 20 Pro foi, sem dúvida, um dos smartphones que mais gostei de usar em 2018. E nunca pensei que pudesse vir a pensar algo assim de um equipamento da Huawei. Pelo menos, não há dois anos ou mais.

O Mate 20 Pro assume-se como o verdadeiro topo-de-gama que a empresa chinesa quis dar ao mercado em 2018. E o que falta? Nada, quase nada.

Vê ainda: Pokemon GO: Funcionalidade desejada por milhões chegará em breve!

Começando pela qualidade de construção, o mesmo poderia seguir aquilo que todos fazem. Um aro metálico num corpo revestido de vidro e pronto. E, de facto, é isso que acontece aqui. Porém, tudo muda quando se vêm as duas laterais curvas do seu ecrã, bem como a disposição das três câmaras na parte de trás do mesmo.

Huawei Mate 20 Pro é um candidato sério a melhor smartphone do ano!

O Huawei Mate 20 Pro foi tão bem esboçado, que te esquecerás do tamanho do seu ecrã. É ergonómico, elegante e, acima de tudo, prático de ter na não. Chega a ser tão equilibrado que, como poderás perceber pelo vídeo, não tem sequer altifalantes como os restantes concorrentes.

Voltando ao ecrã, este é outro dos aspetos positivos do Huawei Mate 20 Pro. As cores são fantásticas, a sensibilidade também. Não terás problemas em ver conteúdo no interior ou exterior, com ou sem óculos de sol.

Se é o melhor ecrã do mercado? Talvez não. No entanto, digo-te que não será, em momento algum, um ponto negativo que te deixe a pensar se valerá verdadeiramente a pena.

Do mesmo modo, tal como poderias esperar, aplica-se a experiência de utilização. Jogos, vídeos, várias aplicações abertas, etc. De acordo com a minha experiência, não encontrarás qualquer contratempo em torno da sua utilização no dia-a-dia.

E lá está, cinge-se àquilo que se exigiria sempre de um topo-de-gama da Huawei, como é o caso do Mate 20 Lite.

Todavia, a grande salva de palmas a atribuir ao equipamento tem que ver com as suas câmaras traseiras. Não é que o departamento dedicado às selfies não seja bom, nada disso. Contudo, foi mesmo o trio da parte de trás do equipamento que elevou ainda mais as expectativas.

3 câmaras, com utilidades diferentes e qualidade acima da média!

Neste caso, não há uma ou duas câmaras, mas sim três. Três lentes, todas com propósitos distintos e que se aliam na criação de algo único. Ok, talvez esteja a exagerar um pouco, mas é isso que pensas quando enquadras um campo de futebol no teu smartphone sem grande esforço. E claro, com grande qualidade.

Poderás encontrar dezasseis imagens capturadas pelo Mate 20 Pro no Instagram da 4gnews! Clica aqui!

É o que pensas quando crias retratos excelentes, quando fazes Zoom Ótico de 3x, ou quando capturas uma imagem à noite e percebes que pouco há a melhorar. Logo, ainda que não tenha testado todos os flagships em 2018, deixa-me que diga que este será, no departamento fotográfico, um dos melhores se não o melhor. Ou, pelo menos, o mais completo.

Por último, sobram os pequenos detalhes que a Huawei não descurou. Em primeiro lugar, terás de imaginar esta situação. Acordas com 0% de bateria. Colocas o smartphone a carregar, vais à casa de banho, tomas o pequeno-almoço, fazes a cama, pegas no smartphone e, sem dares por nada, tens 96% de bateria carregada. E não, não fiz tudo isto em 5 minutos, mas não demorei muito mais.

Em segundo lugar, é resistente à água e ao pó e, por último, permite que carregues outro equipamento via wireless-charging. Antes de passar aos gestos, deixa-me dizer-te que o som – que também sai pelo local onde é colocado o carregador do equipamento – não é tão mau quanto isso.

Os gestos ficam-lhe bem, tal como Android Pie. Poderão não ser tão simples de aprender como acontece com os de outras marcas, mas depois de nos habituarmos não tem nada que saber. Há que agradecer à Huawei por permitir que tal aconteça com a EMUI 9.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.