Huawei Mate 20 Lite - O smartphone que não te deixa descansar

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 4 min.

O Huawei Mate 20 Lite foi o smartphone que usei nas últimas semanas. E devo dizer, só para começar, que para um equipamento de gama-média – se é eu se pode dizer que se enquadra nesse segmento – é bastante bom.

O Huawei Mate 20 Lite é, caso não estejas a par, o mais económico modelo da gama Mate da empresa chinesa. É um Huawei que poderás comprar sabendo que, teoricamente, será o melhor gama-média dessa marca a ser lançado este ano.

Vê ainda: Android faz 11 anos! Vê como era o sistema quando tudo começou

Desse modo, o Mate 20 Lite destaca-se pelo facto de ter uma qualidade de construção que respeita todos os requisitos de um gama-alta. Revestido por um aro metálico e vidro atrás e à frente, o equipamento é elegante a 100%.

Huawei Mate 20 Lite não é um topo de gama mas merece ser posto em consideração

Pelo menos, foi essa a impressão que passou de tantas perguntas que me foram sendo colocadas. A curiosidade foi enorme, sempre. Todos queriam saber de que equipamento se tratava e todos ficavam boquiabertos quando lhes era dito que o mesmo não concorria diretamente com terminais como o Galaxy S9 ou iPhone XS.

Por outro lado, tal como poderás ver no vídeo em baixo, o que dá uma grande vantagem deste terminal face a muitos outros, nomeadamente um flagship, tem que ver com a sua autonomia. Este sim, é o melhor aspeto do Huawei Mate 20 Lite.

Se estás à procura de um terminal que roça o perfil do topo de gama, passe a expressão, mas gostarias de o poder usar por dois dias completos antes de o ligares à corrente, este deverá ser o equipamento para ti.

Do mesmo modo, as câmaras do Mate 20 Lite também são bastante boas. O modo retrato safa-se bem, mas, em contrapartida, não há uma lente que de dê o que a outra não faz. Isto é, não terás Zoom Ótico, fotografias monocromáticas ou uma grande-angular ao lado de uma lente comum.

Câmaras de qualidade com um preço aceitável

Isso é um ponto de desvantagem? Não, mas também não se pode dizer que seja algo vantajoso. As duas câmaras funcionam bem, é um facto. Mas uma das lentes poderia ter um propósito distinto da outra. E isso é algo que não se vê aqui.

Em compensação, o que verás será uma ajuda por via da AI – Inteligência Artificial. As tuas fotografias ficarão mais coloridas, ganharão detalhe. Mais uma vez, não é nada indispensável, mas útil em várias situações. À noite, diga-se de passagem, as imagens capturadas pelo equipamento Android também se mostram muito razoáveis para aquilo que poderia ser exigido ao terminal.

Huawei Mate 20 Lite

Logo, e se aqui adicionar o conjunto de selfies que pude capturar, então pode dizer-se que o Huawei Mate 20 Lite preenche o requisito fotográfico perfeitamente. Isto claro, tendo em consideração a sua faixa de preço. Já agora, poderás encontrar exemplos fotográficos aqui e no Instagram da 4gnews, segue-nos!

Clica aqui para veres mais!

A nível de fluidez, também pouco ou nada há a apontar. Nada, para ser sincero. Há RAM suficiente para que tudo aconteça sem qualquer problema. Por outro lado, o processador Kirin 710da empresa chinesa também permite ao utilizador exigir mais do equipamento.

Sem dúvida que este é um exemplo de como os terminais de gama-média não deverão ser subestimados pelo que poderão fazer. E não, não foi preciso (nem é) encerrar aplicações.

Por último, há que falar da EMUI e do ecrã do Mate 20 Lite. Na minha opinião, o ecrã do equipamento é bastante bom. As cores são vívidas e, ainda que possua uma notch, a mesma pode ser ocultada pelo utilizador se assim o quiser.

E mesmo que não faças, tal como acontece com qualquer notch, acabarás por te habituar a ela.

No entanto, torna-se algo complicado utilizar o terminal no exterior, principalmente de óculos de sol colocados. Se é teoricamente fácil que se veja menos bem com óculos de sol do que sem? Sim. Contudo, o mesmo não acontece utilizado o Mate 20 Pro, por exemplo.

A review em vídeo foi toda gravada com o Huawei Mate 20 Pro!

Quanto à EMUI, a mesma está cada vez melhor. E suporta gestos, gestos esses que são a tendência que se vincará mais ainda no ano que se aproxima. Mesmo assim, é uma pena ter que esperar para que a Huawei liberte o Android Pie para o equipamento.

Sim, o Huawei Mate 20 Lite terá de ser adquirido com Android Oreo e ainda que vá ser passível de atualização para o Pie, este último poderia vir de fábrica.

Portanto, se quiseres saber mais sobre o smartphone, vê o vídeo no YouTube da 4gnews bem como o Destaque do Instagram!

Obrigado à Huawei Portugal pela cedência do equipamento.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.