Huawei Kirin 985 a caminho com tecnologia EUV

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O próximo processador da Huawei já está a ser fabricado e está a caminho. Chama-se Kirin 985 e representa o próximo passo na evolução dos chips da gigante chinesa.

Este processador irá manter o mesmo processo de 7 nanómetros tornado famoso pelo Kirin 980. Além disso, teremos a presença da tecnologia EUV.

A EUV (Extreme Ultraviolet Litography) é um processo que utiliza luz ultravioleta para gravar os chips de silício de uma forma ainda mais compacta. Isto traduz-se num processador mais potente e de maior eficiência energética.

A Huawei continua a trazer a vanguarda da tecnologia nos seus processadores

A Huawei não brinca quando se trata dos seus processadores. Os Kirin tem vindo a reunir bastante atenção desde o seu potencial com a introdução da inteligência artificial.

O prévio Kirin 980 possui duplo processamento neural e um processo de 7 nanómetros. Equipamentos com este processador como o Mate 20 Pro e P30 Pro são famosos pela sua performance.

A Huawei está então a acelerar a pesquisa, desenvolvimento e produção em massa dos seus próprios chips. No ano passado, o número de smartphones com processadores Kirin era menos de 40%.

Contudo, este ano é esperado um aumento até 60%, que certamente irá acontecer. A Huawei expandiu o ano passado a produção de chips para a gama média com o Kirin 710.

É provável que a Huawei matenha apenas a sua baixa gama com os processadores Snapdragon. As média e alta gamas serão todas alimentas por processadores Kirin.

Em conclusão, o Kirin 985 promete ser um chip feito para rivalizar com o Snapdragon 855. O novo cpu mobile deverá chegar com a linha Mate 30 na segunda metade do ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei diz que vai vender mais de 250 milhões de smartphones em 2019!
  • Huawei Honor 20i ainda não foi apresentado, mas já pode ser encomendado!
  • Apple Arcade poderá custar mais que mil milhões de dólares à empresa

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.