Hora da nostalgia! Como era o primeiro jogo do FIFA em 1993?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje em dia, o FIFA é um dos jogos mais conhecidos do mundo. Desde miúdos a graúdos, o que não falta são jogadores apaixonados por este jogo icónico, que todos os anos continua a evoluir. Posto isto, será que ainda te lembras de como era a primeira versão de sempre do FIFA, em 1993?

Ora bem, desde já importa referir que o primeiro jogo, ainda que lançado em 1993, se chamava “FIFA 94”. Na altura, em que nomes como Romário ou Baggio eram heróis do público, o jogo era mais ou menos assim, como no vídeo abaixo.

Depois de te deixarmos o gameplay do primeiro FIFA, damos-te algumas curiosidades sobre a primeira versão do jogo. Posto isto, sabias que…

  • Depois de fazeres uma falta, podias “fugir” do árbitro.

  • O ícone “Janco Tianno” terá sido inspirado no jogador Bebeto.

  • Havia um bug em que o jogador substituído fingia que saía, voltava para o campo e saía na mesma.

3 anos depois, já havia equipas e jogadores reais, comentários, e o jogo 2D passou a 3D

O FIFA foi evoluindo, paulatinamente. Na primeira versão, as equipas não eram oficiais, no entanto o sucesso foi tanto que, no ano seguinte ao seu lançamento, foi logo assinado um protocolo para incluir algumas equipas das primeiras divisões principais de futebol. Depois disso, passou-se do 2D para o 3D e começaram a existir comentadores reais do jogo. Hoje em dia, parece algo trivial, mas na altura, o resultado foi este, abaixo.

A introdução da música

Para além do que já foi referido, uma introdução que o FIFA fez, em 1998, aquando do Mundial, foi a música. Se és jogador de FIFA desde o seu início, provavelmente ficarás um bocadinho nostálgico sempre que ouvires a canção “Song 2” dos Blur, um autêntico clássico do FIFA.

Ultimate Team

Os anos passaram, o FIFA foi-se tornando cada vez mais popular, até que acabou por ser introduzida a versão Ultimate Team, que revolucionou por completo a forma de se jogar o videojogo em questão.

A partir do FIFA 2009, surge esta espécie de “coleção de cromos” do FIFA, tal como apelida a FNAC. Toda esta vertente de abrir packs e colecionar a equipa ideal para bater os adversários foi muito bem recebida pelo público, tanto que, hoje em dia, é difícil imaginar o FIFA sem o Ultimate Team.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.