Governo Português "desaconselha" o uso de telemóveis da Huawei

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O Governo Português (via jornal Público) desaconselhou a todo o seu governo a utilização de telemóveis da Huawei ou de qualquer marca que lhes decida oferecer smartphones. A decisão chega depois do Governo Português se ter "inundado nos departamentos públicos" com produtos oferecidos pelos gigantes tecnológicos da China.

Aliás, o desaconselhamento não é apenas válido para a Huawei mas para todos os fabricantes que ousem oferecer gadgets aos nossos governadores. A estes gadget foram apontados telemóveis e computadores.

Ainda que "não tenha sido detectada nenhuma situação concreta irregular" por parte da Huawei ou qualquer outra fabricante, existe preocupação face a ameaça de espionagem industrial e política.

Embora o Governo Português não se tenha referido à Huawei por palavra, apontou a recomendação "a todos os telemóveis oferecidos em geral, mas a alguns em particular” oferecendo o exemplo de António Costa quando foi em visita à China e à sede da Huawei.

Foi oferecido ao Primeiro Ministro português um smartphone da empresa, smartphone que continua selado e guardado depois de ter sido declarado como presente na sua visita. Foi apontado que António Costa "nem sequer abriu a caixa e o telemóvel continua selado como quando foi recebido".

Há motivos para alarme com os telemóveis da Huawei?

Nada disto significa que a Huawei anda a espiar os seus utilizadores. Contudo, não deixa de ser um pouco curioso as "inundações" de oferta de smartphones ao membros do Governo Português. Lembro que a Huawei foi banida dos Estados Unidos e continua sob investigação em muitos países face à possível ameaça de espionagem com os seus produtos.

Ou seja, quando a marca decide dar smartphones ao Governo do país, temos de questionar o que é que estes presentes trazem na manga. Simples influência? Ou algo mais?

Dessa forma, o Governo Português decidiu cortar o mal pela raiz e desaconselhar a todos os membros de Governo que utilizem qualquer gadget oferecido. Seja ele Huawei ou não.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi Play, a melhor solução ao Mi A2 Lite está à venda por 150€
  • Primeira Smart TV da Huawei chega em abril com muitas surpresas
  • 600 Milhões de Passwords do Facebook estão comprometidas! Muda a tua!

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.