Google apresenta Stadia: Não é uma consola, é algo bem maior!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

O Project Stream evoluiu para a apresentação do Stadia, o seu sistema de streaming de jogos. No entanto, este sistema vai permitir mais do que simplesmente transmitir jogos do servidor para o teu computador.

A Google testou o Project Stream em Outubro do ano passado, onde foi possível jogar o título Assassin's Creed Odyssey através do Chrome. O feedback da comunidade foi bastante positivo pois o jogo podia ser executado quase instantaneamente.

A Google demonstrou as capacidades do sistema Stadia ao mostrar o AC: Odyssey a correr perfeitamente num Chromebook, Pixel 3 XL, Pixel Slate e até mesmo num Chromecast.

O intuito da gigante de Mountain View é bastante claro: unificar a experiência de jogo e eliminar barreiras de hardware. A ideia de poder jogar o mesmo jogo através do smartphone, computador e televisão é simplesmente fantástico.

O Stadia será alimentado por um conjunto de componentes poderosos

Os jogos serão transmitidos pelos servidores dos data centers da Google. Isto irá permitir uma maior estabilidade nas conexões e pouca latência em jogos online, por exemplo.

A Google anunciou parcerias com várias empresas de jogos e fabricantes como a AMD. A empresa afirma que o Stadia tem uma capacidade de GPU de 10.7 teraflops, superior a qualquer consola actual do mercado.

É importante salientar que a Google promete fluidez e estabilidade na experiência de jogo. Assim sendo, os jogos irão correr nas resoluções Full HD, 4K ou até mesmo 8K a 60 FPS. Obviamente que isto vai depender do equipamento onde o jogo é executado.

A Google terá o seu próprio comando para o Stadia

O sistema Stadia será compatível com os periféricos normais como teclados, ratos e comandos. Contudo, a empresa apresentou o seu próprio comando para jogar. Este inclui um botão dedicado para transmitir o conteúdo directamente para o Youtube e um botão para o Google Assistant.

A Google deu bastante foco ao desenvolvimento de jogo e aos respectivos programadores. O Stadia vai permitir uma liberdade maior a quem cria jogos pois não vão estar limitados ao hardware.

O sistema de partilha do Stadia será algo nunca antes visto

Durante a apresentação, o Youtube Mat Pat apresentou-nos duas novidades relacionadas com a comunidade jogos. Em primeiro lugar o Stadium Share, que irá permitir aos jogadores partilhar não só o seu jogo mas como objectivos e desafios que outros jogadores podem interagir.

Assim sendo, este sistema pretende também unificar a experiência entre o jogador e o streamer. O Stadia terá um sistema chamado 'Crowd Play' onde os jogadores poderão juntar-se aos streamers numa experiência colectiva e mais dinâmica.

Até mesmo o Google Assistant fará parte da experiência pois no Stadia poderás utilizar a pesquisa directa para encontrar soluções para um jogo. O mais recente título do Tomb Raider foi utilizado como exemplo. Não será necessário sair do jogo para procurar os famosos guias ou vídeos no Youtube.

Em suma, parece que a Google não olhou a despesas para trazer este sistema à vida. A ideia de unificar jogadores, streamers e produtos numa plataforma única parece certamente uma aposta interessante. Nos próximos dias iremos saber mais detalhes sobre este novo sistema, vamos todos estar atentos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nvidia revela uma tecnologia de edição de imagem que mais parece do futuro (vídeo)
  • Free Fire: 6 curiosidades do jogo mais popular da Google Play Store
  • Google Fotos recebe nova atualização que melhora o 'Dark Mode' no Android Q
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.