Google Play Store: 5 Apps de personalização Android que tens de conhecer

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Chegou a hora de fazer a review ao Huawei P30 Pro, ou seja, chegou a hora deixar o meu iPhone de lado para ir para o Android. Assim sendo, está na hora de ir à Google Play Store e baixar as Apps que normalmente utilizo um Android.

Claro que Apps como o Google Fotos, Snapseed, Duo ou até a são de imediato instaladas. Assim sendo, estas são as aplicações que normalmente instalo para personalizar o meu smartphone.

Visto que o Android dá-nos mais possibilidades que o iPhone a nível de personalização, não perco tempo em tirar proveito disso mesmo. De referir que ainda que adicione uma coisa ou outra, são raras as vezes que não esteja a utilizar uma destas aplicações. Aliás, se vires fotografias de smartphones Android nos meus artigos vais ver sempre as Apps instaladas. Todas as Apps aqui referidas são grátis.

Começamos pelo início. Antes de instalar qualquer outra coisa temos de começar sempre por um launcher. Nada é mais importante. Porém, aqui vai depender do smartphone Android que estou a utilizar. Se estiver com o OnePlus ou Android One raramente mudo. Ainda assim, tudo o resto passa por este processo.

Launcher - Rootless Launcher com bridge 2.0 - Download aqui

O Rootless Launcher é o meu launcher preferido. É idêntico ao Android puro e dá-nos a possibilidade de instalar um add-on para ter o Google Discovery. Assim sendo, só tens de instalar o launcher e depois saltar AQUI e instalares a APK da bridge. Depois adicionas o Google feed nas definições do launcher. Muito simples e um dos melhores launchers que podes ter. Simples, elegante e rápido.

Minimal Clock - Download aqui

Um dos meus widgets preferidos. Um relógio minimalista que nos dá as horas de forma elegante. Tens a possibilidade de mascarar as cores do relógio com as do Wallpaper e simplesmente funciona. Quando tenho a possibilidade tiro até as horas do relógio no sistema para que tenha apenas aquele relógio.

Widget de relógio e tempo simplificado - Download aqui

Outro widget que não pode faltar é do tempo. Diz-me sempre a temperatura de forma minimalista também e encaixa perfeitamente com o relógio que instalamos à pouco. Tens a possibilidade de colocar um widget maior, porém, prefiro o mais pequeno e com pouca informação.

PowerLine - Download aqui

A PowerLine é outra aplicação que já tenho no meu Android desde o meu velhinho Pixel 1. Esta aplicação cria uma barra colorida (ou à tua escolha) numa das extremidades do ecrã. Essa linha representa a autonomia do teu smartphone. Contudo, depois do Oreo que esta aplicação nos obriga a instalar uma outra aplicação para remover a notificação que fica sempre ativa. Ou seja, depois de instalar a aplicação e configurares vais ver que tens uma notificação de sistema que não sai por nada.

Assim sendo, só precisas de instalar a App "AutoNotification" e podes desativar esse tipo de notificações aborrecidas. Confirma apenas que ao ativares selecionas a notificação correta.

Zedge - Download aqui

Esta última é também obrigatória para personalização. A aplicação é grátis e tem milhares de wallpapers e toques de chamada e SMS que tenho de atualizar. Pessoalmente não gosto dos toques dos smartphones, por isso nada melhor do que deixar tudo (como dizem os Xutos & Pontapés) à minha maneira.

Há muito mais na Google Play Store mas encontrar não é fácil

Há milhares de Apps de personalização, porém, estão longe de ser simples de encontrar. Às vezes lá pensamos que temos um tesouro e não passa de mais uma aplicação que funciona mal. Assim sendo, não te preocupes. O Android será o meu smartphone diário por uns bons tempos, garantidamente encontrarei algo mais para também instalares.

Editores 4gnews recomendam:

  • Máquinas de barbear da Xiaomi baratas que valem a pena comprar
  • Acabamento em cerâmica do Galaxy S10 Plus é um processo de 200 horas
  • Dark Mode chegou à MIUI 10 e a 28 smartphones Xiaomi
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.