Google Pixel Tablet pode ser uma das maiores surpresas com ecrã de 11'' e chip Google Tensor

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gigante norte-americana confirmou, no passado mês de maio, que colocaria um novo tablet Android no mercado, possivelmente ainda em 2022. Agora, com o evento de apresentação de novos produtos marcado para o dia 6 de outubro, voltamos a relatar os indícios do Google Pixel Tablet.

Ainda que a nomenclatura não esteja confirmada, a gigante das pesquisas deverá brindar-nos com dois novos smartphones, os Pixel 7, novo relógio inteligente, o Pixel Watch, bem como um novo Pixel Tablet. Para além disso, teremos novos gadgets para o lar como recém anunciado Chromecast com Google TV.

Poderá este ser o aspeto do próximo Google Pixel Tablet?

Google Pixel Tablet
Crédito: @Google

As mais recentes fugas de informação trouxeram novos detalhes sobre o dispositivo, levando-nos a crer que a sua apresentação estará efetivamente para breve. Não obstante, as informações agora avançadas e replicadas nesta peça carecem de confirmação.

Em primeiro lugar, a tecnológica norte-americana confirmou, durante a sua apresentação anual Google I/O 2022, que iria lançar um novo tablet Android "em breve". Até ao momento, contudo, continuamos à espera desse novo hardware.

Entretanto, os colegas da publicação 91Mobiles, avançam agora que o tablet está numa das últimas fases de teste que antecedem a apresentação do produto. Mais concretamente, na fase EVT ou Engineering Validation Test. Estes detalhes terão sido avançados à supracitada publicação pelo programador Kuba Wojciechowski.

Tablet Android estará já a ser testado no mundo real

Google Pixel Tablet

Em síntese, o tablet estará já fora da fase de protótipo e começará a ser testado no mundo real de modo a apurar possíveis problemas e aperfeiçoar a sua construção. Portanto, o produto existe e, ao que tudo indica, não tardará em chegar.

Google Pixel Tablet terá um processador Google Tensor

Google Pixel Tablet

Ainda de acordo com o programador Kuba Wojciechowski, o tablet estará disponível em pelo menos duas configurações de armazenamento interno. A saber, teremos 128 GB ou 256 GB de armazenamento à nossa escolha.

Para além disso, a quantidade de memória RAM também deverá variar consoante a configuração escolhida, ainda que as demais caraterísticas técnicas permaneçam, na quase totalidade, um mistério.

As principais caraterísticas técnicas são, de momento, um mistério

Google is working on a feature called "clear calling" that will reduce background noises during calls. It works "for most mobile networks" but it's "not available for Wi-Fi calling." Contents from your calls are "not sent to Google."

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 8 de setembro de 2022

A propósito recordamos também o testemunho passado do programador @MishaalRahman, dando conta do desenvolvimento de novas funcionalidades no sistema operativo Android para este formato de tablet.

Ademais, contamos com um tamanho de ecrã de 10,95 polegadas de diagonal, bem como a utilização de um processador Google Tensor, tal como nos smartphones Pixel.

Podemos, contudo, apontar a presença no Pixel Tablet da conexão WiFi 6, bem como o suporte para canetas ou stylus USI 2.0, além do supracitado chipset da própria Google.

Android 13 poderá ter funções exclusivas para o formato Tablet

A few months ago Google announced their new Pixel-branded tablet. Not much is known except that it will launch in 2023, however I’ve managed to find a few details that are not yet known. 🧵 pic.twitter.com/NGdkg7XL3N

— Kuba Wojciechowski⚡ (@Za_Raczke) 1 de setembro de 2022

Em suma, a existência deste tablet Android não suscita dúvidas de momento. Porém, o seu lançamento no mercado carece ainda de confirmação, pois não seria a primeira vez que a tecnológica norte-americana desistiria do seu hardware.

Note-se, porém, que tal não parece ser o caso com este suposto tablet a chegar com o Android 13 e, possivelmente, funções dedicadas no OS para tirarmos mais partido do grande ecrã.

Set your clocks. You’re going to want to watch. ⌚Meet #GooglePixelWatch at #MadeByGoogle on October 6th at 10am ET.Sign up for updates: https://t.co/rep3FYobZd pic.twitter.com/lKdtOdjuuM

— Made By Google (@madebygoogle) 22 de setembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.