Google lança Lookout, a App que ajuda a ver quem não vê

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Em 2018 a Google anunciou a nova App destinada a ajudar pessoas com dificuldades visuais. Chamada Lookout, esta aplicação usa inteligência artificial para identificar objetos através da câmara do smartphone.

A Lookout consegue também ler texto em sinais e placas, digitalizar códigos de barras e identificar moedas. Esta semana, a empresa de Mountain View anunciou que a aplicação está finalmente disponível para download. Contudo, para já, está apenas disponível para dispositivos Pixel nos Estados Unidos.

A Google tem vindo a “testar e melhorar a qualidade” dos resultados desde o anúncio da App, o ano passado. Aliás, a empresa adverte que, tal como qualquer nova tecnologia, os resultados da Lookout não serão sempre “100% perfeitos”. E os primeiros utilizadores serão bons ajudantes na sua melhoria.

Lookout mostra o mundo a quem não o consegue ver

Para usar a Lookout, a Google aconselha os utilizadores a colocar o smartphone ao pescoço ou no bolso da frente de uma camisa ou casaco. Dessa forma, a câmara fica com uma visão desobstruída do mundo. Pronta a identificar objetos e texto “em situações onde as pessoas normalmente pediriam ajuda”.

Para já não se sabe quando esta aplicação irá além dos Google Pixel. Contudo, a empresa diz esperar trazer a Lookout a “mais dispositivos, países e plataformas em breve”. Espera-se que a Google o faça, até porque existem vários mercados sem o Pixel, e em todo o lado existem pessoas que agradeceriam uma App destas.

Seeing AI é uma aplicação do género, lançada em 2017 pela Microsoft

No que toca a este tipo de aplicações, a Google não é propriamente pioneira. Em 2017, a Microsoft lançou uma App chamada Seeing AI. O funcionamento é muito semelhante, e esta semana a empresa de Redmond anunciou um update que permite aos utilizadores sentir a forma dos objetos através ecrãs dos seus smartphones.

A Seeing AI apenas está disponível para iOS nos Estados Unidos. Contudo, no futuro esperamos ver a Google a ter a ousadia de lançar a sua Lookout globalmente. Seria uma grande ajuda para tornar pessoas com este tipo de dificuldades em cidadãos mais autónomos.

Editores 4gnews recomendam:

  • MEO condenada por colocar funcionários num sala sem fazer nada
  • Estará a Google Assistant para chegar a Portugal? Tudo indica que sim!
  • Google Chrome Canary no Android ganha dark mode mas com bugs

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.