Google Gboard tem uma nova atualização e revela novas opções de privacidade

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Ficou disponível recentemente uma nova versão beta do teclado Google Gboard para Android, que acabou por revelar a eminente chegada de novas implementações. Graças à equipa do Android Police e às suas análises minuciosas às novas APKs, ficámos a saber que futuras implementações irão dar prioridade à tua privacidade.

Estas novidades foram descobertas em várias linhas de código presentes na APK do Google Gboard. Por isso, ainda não se encontram ainda disponíveis, podendo ser implementadas na sua próxima versão. As alterações que vão aumentar o controlo do nível de informação que partilhas estão diretamente relacionadas com os logaritmos de aprendizagem do teclado.

Vais ter de decidir se preferes privacidade ou produtividade

De acordo com as novas linhas de código, serão implementadas duas novas opções de privacidade: Personalization e Federated learning. A primeira opção vai fazer com que o Gboard se apresente sempre como uma nova instalação, ou seja, são bloqueadas todas as funcionalidades de recolha de informação. Por sua vez, a segunda opção vem substituir a até agora conhecida “Share snippets”

As novas implementações vão oferecer ao utilizador mais controlo sobre o que desejam, ou não, partilhar com a Google. Até agora, a partilha é autorizada ao selecionar a opção "Share snippets", que autoriza a recolha de pedaços aleatórios de texto utilizado em aplicações da Google.

Por isso, assim que estas novidades forem implementadas numa futura atualização, os utilizadores vão ter a possibilidade de escolher entre privacidade ou produtividade. No entanto, se optares pela primeira, mais vale utilizares o teclado padrão do teu smartphone. É importante realçar que o Google Gboard não envia as tuas conversas para a Google, mas sim padrões de escrita onde apenas são reveladas as palavras mais utilizadas.

Utilizas a câmara de GIFs? Aproveita, porque vai ser removida em breve

Já não é novidade que a empresa de Mountain View adora explorar novas funcionalidades a toda a hora. Ainda que seja bom trazer constantemente novidades para as suas aplicações, também é preciso saber quando remover funcionalidades que não cumprem com as expectativas.

No caso do seu teclado, em breve irá perder a câmara de GIFs. Esta funcionalidade foi implementada há cerca de um ano, e permite aos utilizadores criarem os seus próprios GIFs, utilizando as câmaras do seu smartphone e utilizando vários stickers animados.

Mas, parece que esta funcionalidade não está a ser tão utilizada como seria esperado pela equipa de developers. Por isso, a sua remoção foi confirmada por inúmeras linhas de código que dizem “A funcionalidade da câmara GIF vai desaparecer em breve”. Não restam grandes dúvidas, na próxima atualização do Gboard, esta funcionalidade já não estará presente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Fotos está a testar aba que ninguém pediu, e ninguém precisa!
  • Twitter já está a lançar novo design para desktop
  • Google Fit acabou de chegar para utilizadores de iPhone
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.