Estará a Google Assistant para chegar a Portugal? Tudo indica que sim!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Assistente Google, ou Google Assistant, é um dos melhores serviços que a empresa de Mountain View tem para oferecer, contudo, o português (de Portugal) continua a passar ao lado.

A Assistente Google já chegou ao português do Brasil e até que nos entende perfeitamente. Assim sendo, não custa imaginar que Portugal será um dos próximos países a ter a sua assistente pessoal.

Numa dica enviada à 4gnews por Rafael Barbosa, podemos confirmar que as vozes para a Google Assistant começam a estar preparadas. Ainda que a aplicação em nada seja relacionada com a Inteligência Artificial da empresa americana, podemos observar que a diferença não será muita. Passo a explicar.

Será que veremos a Google Assistant em português ainda este ano?

As vozes em português (de Portugal) chegaram à aplicação "Síntese de voz Google". Esta aplicação basicamente consegue ler aquilo que está no ecrã. A App é perfeita para livros de áudio ou para aplicações de TalkBack para invisuais.

Se até ao momento não tínhamos o português de Portugal, as últimas atualizações finalmente trouxeram-na. Aliás, se formos à Google Play Store vamos ver que na descrição da aplicação só refere português do Brasil.

Embora isto não seja sinónimo que a Google Assistant chegará a Portugal nas próximas semanas, ou meses, acredito plenamente que este é o início de algo. Afinal de contas a Google Assistant é um simples talkback de uma aplicação que nos dá as respostas às questões e ativa funções mediante o pedido.

Visto que a assistente Google (do Brasil) já entende perfeitamente o meu português de Portugal, acredito plenamente que a implementação para a nossa língua não será muito complexa.

Contudo, teremos de esperar. Esta é uma informação em nada nos garante, sabemos disso. Todavia, tanto o Bruno como nós acreditamos que possa ser os primeiros traços que a implementação está a acontecer.

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.