Google Gmail perde mais funcionalidades IFTTT

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Depois de anunciar que vão acabar com o Inbox, a Google vai retirar algumas funções de resposta rápida no Gmail. Estas funções eram providenciadas pelo serviço gratuito IFTTT.

O IFTTT permitia aos utilizadores utilizar certos comandos automáticos no Gmail. Com este serviço era possível enviar uma mensagem específica a vários contactos com o pressionar de um botão.

Esta é uma ferramenta útil para utilizadores pesados de serviços de e-mail e que necessitam de enviar informações rápidas para múltiplos contactos. Contudo, a equipa do IFTTT anunciou que irá tudo terminar no dia 31 de março.

O serviço de resposta automática será eliminado do Gmail

A empresa explicou de forma mais detalhada porque é que decidiu remover o seu serviço da plataforma. O IFTTT explica que as alterações nas API (interface de programação de aplicações) por parte da Google tornaram o suporte do serviço insustentável.

"As mudanças recentes implementadas no Gmail implicariam uma enorme e dispendiosa restruturação da nossa plataforma. Seria mais trabalhoso para nós e a experiência do utilizador seria bastante afectada". - afirma a equipa do IFTTT

Portanto, a empresa salienta que seria necessário estar sempre em constante atualização da plataforma. Isto para que conseguissem acompanhar as alterações constantes da Google.

Assim sendo, a decisão foi remover por completo o serviço. Contudo, no anúncio enviado aos utilizadores, o IFTTT não desconsidera a hipótese de voltar a trabalhar com a Google afinal, é um parceiro de peso. A plataforma continua a suportar outros serviços como Amazon e Philips Hue.

Embora pessoalmente não conheça quem utilize esta plataforma, tenho a certeza que existem numerosos utilizadores pelo mundo inteiro. Esses mesmo não ficaram contentes por ver uma função em que confiam desaparecer.

O ano de 2019 começou com um período de limpeza por parte da Google. Vamos dizer adeus à rede social Google+ em Abril, bem como o mencionado Google Inbox.

Editores 4gnews recomendam:

  • Atualiza o teu Google Maps (APK) antes de viajares este fim de semana
  • Chrome Canary no Android já tem grupos de tabs
  • Google Chrome para Android ganha o modo "Lite". Aprende a ativar!

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.