Google começa a colocar anúncios no ecrã inicial do Android TV

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A situação começou a ser reportada por vários utilizadores de dispositivos Android TV. Através do fórum XDA Developers, ficamos a saber que donos de Smart TVs da Sony, Nvidia Shield ou da Mi Box 3 começaram a ter publicidade nos seus ecrãs iniciais.

Os anúncios começaram a aparecer após a última atualização da plataforma Android TV. Ainda assim, o que está a enfurecer os utilizadores é o facto de estes não terem sido notificadas atempadamente da mudança. E segundo a Google, parece que a medida veio para ficar.

Numa declaração feita ao próprio XDA Developers, fonte da Google diz que se trata de um “programa piloto” que pretende “otimizar e personalizar” a experiência no Android TV. Em baixo, deixamos-te a declaração completa dada por este porta-voz da Google.

“O Android TV está comprometido em otimizar e personalizar a experiência de entretenimento em casa. Ao mesmo tempo que exploramos novas oportunidades para atrair os utilizadores, estamos a desenvolver um programa piloto onde mostramos conteúdo patrocinado no ecrã inicial do Android TV”.

A única forma de os utilizadores se verem livres desta maleita, é criar um perfil restrito com as aplicações que realmente pretendem usar. Vários utilizadores no Reddit queixam-se de que, após várias tentativas para os desativar, os anúncios regressam assim que reiniciam as TVs.

Com o Android TV a ser uma ferramenta até agora tão adorada, resta saber até quando manterá esse estatuto. Os utilizadores não se sentem bem a ver publicidades quando pagaram 1000€ por uma Smart TV da Sony, por exemplo. Assim que a atualização chegar a todos os utilizadores, mais queixas virão.

Editores 4gnews recomendam:

  • Quanto tempo é necessário no primeiro carregamento de telemóvel?
  • Cartão microSD de 1TB já está à venda e custa 400€
  • Galaxy S10: Sensor de impressões digitais já foi enganado (vídeo)

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.