Android faz 11 anos! Vê como era o sistema quando tudo começou

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Uma vez mais, chegou a altura do ano que são celebradas todas as conquistas e marcos históricos alcançados pelo Android desde o seu lançamento. O sistema operativo da Google completa hoje 11 anos, celebrando hoje mais de uma década a revolucionar o mercado dos smartphones.

Ainda que muitos possam afirmar que o aniversário do Android é na verdade a 23 de setembro, a primeira versão beta do sistema operativo foi na verdade disponibilizada a 5 de novembro de 2007.

Vê ainda: Surpreende-te com os 10 smartphones mais usados em Portugal

Desde então, vimos acontecer uma evolução nunca antes vista. Um crescimento que ajudou a criar o mundo dos dispositivos móveis fosse como o conhecemos hoje. Acompanhando sempre bem de perto todas as evoluções tecnológicas desde segmento em constante desenvolvimento.

É verdade que nunca iremos ver o fim à grande discussão "Android vs iOS". Mas se olharmos para as coisas com "olhos de ver", não vai ser difícil chegar à conclusão que ambos os sistemas operativos foram responsáveis por esta evolução. Mais que não seja, por serem concorrentes de alto nível.

O Android celebra hoje 11 anos. Que venham muitos mais anos de evolução!

Para os que apenas tiveram o prazer de desfrutar de uma smartphone com Android nos últimos anos, certamente que não será muito diferente pegar num HTC Dream ou num Nokia 3310.

Já sou um aficionado Android há muitos anos. Desde o tempo do meu velhinho Samsung Galaxy S com o Eclair e depois com a atualização para o Gingerbread que tive a oportunidade de seguir de perto a grande evolução do Android. Evolução que rapidamente se tornou no sistema operativo móvel mais utilizado em todo o mundo. Impressionante!

Para além de todas as novas funcionalidades e ferramentas que se foram tornando essenciais no nosso dia a dia. Também o seu design e visual foi totalmente remodelado. Até que, conseguisse chegar ao nível em que se apresenta atualmente, muitos testes e experiências foram realizadas.

Recentemente temos visto a Google trazer grandes mudanças para toda a sua interface. Tanto em termos de design, como na forma como interagimos com os nossos smartphones. Por isso, muito provavelmente, o Android Pie foi das atualizações que mais inovações acabou por trazer.

Certamente que há 11 anos, Andy Rubin não fazia a mínima ideia do que o seu sistema operativo se iria tornar um dia. Especialmente se considerarmos que este foi um dos principais responsáveis pela expansão de uma das maiores revoluções de sempre, os smartphones. Em suma, vê o vídeo abaixo e relembra como era o sistema Android na sua primeira beta.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung Galaxy J7 Prime começa a receber update para Oreo

4 smartphones até 160€ que valem a pena e tens de conhecer

Play Store: 18 novos jogos grátis que tens de instalar

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.