Gionee Marathon M5 Plus Review | 6" polegadas com excelente autonomia

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

O Gionee Marathon M5 Plus caiu-me nas mãos logo depois do Huawei P9 passar pelo nosso teste. Andei com este phablet durante uma semana e meia para perceber, compreender e saber analisar este equipamento como deve ser.

O smartphone é grande e se gostas de um tamanho phablet tenho a certeza que adorarás este dispositivo. O Gionee Marathon M5 Plus tem uma excelente construção com uma qualidade de acabamentos sublime. O gadget é todo ele em metal, à excepção da parte superior e inferior traseira onde se situam as antenas.

O smartphone nas mãos embora grande é bastante ergonómico o que faz da sua utilização agradável, não me compreendas mal, é impossível trabalhar com uma mão, mas mesmo assim mostra-se com uma qualidade acima da média na "pegada".

Saltando para a parte da frente o Gionee Marathon M5 Plus tem, como disse, um ecrã de 6" polegadas FHD AMOLED, e se é para consumir multimédia, este Gionee é a opção perfeita. O gadget mostra-se capaz de nos dar uma excelente saturação de cor e tanto lá fora como no interior o equipamento tem excelente auto-luminosidade.

Sabe mais sobre a Gionee e seus produtos aqui

O dispositivo conta ainda com um leitor de impressão digital como botão home, este leitor é rápido e o efeito "desvanecer", ao desbloquear o smartphone, dá-lhe um toque premium que dá gosto de ver.

As câmaras estão à altura do equipamento, não são topo de gama mas são muito superiores aos equipamentos de gama-média, principalmente em situações de muita luz. Em alturas onde a luz é escassa senti deveras dificuldade em evitar o ruído na fotografia.

Vê todas as fotos em alta qualidade aqui

A câmara principal é de 13MP com abertura f/2.2, esta faz das cores vibrantes e aliciantes, os "close-ups" são bem feitos pelo smartphone e fica tranquilo que os teus momentos ficarão gravados com qualidade. A câmara frontal de 5MP não se destaca, serve para umas selfie e ficarás satisfeito com os resultados com boa luminosidade.

Debaixo do capô o equipamento conta com um processador MediaTek MT6753, 3GB de memória RAM, 64GB de memória interna e possibilidade de aumentar via MicroSD com mais 128GB. Estas especificações traduzem-se numa utilização fluída sem problema algum, o smartphone consegue-se destacar no multi-tasking e seja com muitos jogos ou muitas apps abertas, o Gionee Marathon M5 Plus sempre se portou à altura.

Sabe mais sobre o preço do equipamento aqui

O User Interface chamado "Amigo" é realmente amigo. A sua interação é simples e agradável, um pouco diferente do Android Stock, mas intuitivo e prático. Infelizmente o UI não se consegue destacar num terminal de 6" polegadas, isto é, não aproveita o ecrã que tem e se promovesse mais produtividade tipo os modelos "Note" da Samsung seria garantidamente mais interessante.

Embora tenha esse pequeno defeito, é na minha opinião, um UI limpo, capaz e bastante amigável. Não é pesado e a sua utilização num equipamento com especificações sem ser de topo, como este, fazem da interação fluida e interessante.

Sabe mais sobre a Gionee e seus produtos aqui

Algo a salientar muito pela positiva é a autonomia do equipamento. O smartphone conseguiu-me surpreender com 2 dias de autonomia em utilização constante. O Wi-fi, bluetooth constantemente ligado não encurtaram a vida do equipamento e neste aspeto foi uma surpresa muito agradável. A bateria de 5020 mAh é grande mas não faz do equipamento muito pesado e como tem carregamento rápido com entrada USB Type-C faz desta tarefa simples e agradável.

Para terminar, este smartphone também faz chamadas e tanto de um lado como do outro da linha o smartphone tem boa qualidade, chamadas de alta-voz também não são um problema.

Em suma, este dispositivo merece um bom destaque, o smartphone é um gama média/alta com um preço vantajoso e qualidade acima da média. Se procuras um phablet com qualidade e excelente autonomia este Gionee Marathon M5 Plus é o equipamento feito para ti. Numa critica construtiva referia que o UI deveria ser trabalhado para dar mais produtividade ao ecrã de 6" polegadas algo que seria de destacar.

Vê mais reviews:

  • LG V10: Review / Análise em Português
  • Huawei P9 Review em Português | Merece todo o nosso respeito!
  • LG K10 Review/Análise | Um Bom Companheiro
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.