Gigante BYD confirma construção da primeira fábrica de VEs na Europa

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Com o crescimento contínuo das suas vendas em todo o mundo, já rivalizando com marcas como a Tesla, a BYD planeia a sua expansão e tem como alvo a Europa para esse fim. A fabricante chinesa confirmou o seu plano de abrir a primeira fábrica europeia de carros elétricos na Hungria e revelou pela primeira vez um cronograma: dentro de três anos.

A confirmação do projeto foi feita durante a assinatura do acordo preliminar de compra do imóvel em Szeged, no país europeu. Conforme a fabricante destaca, esta será a primeira unidade de produção de automóveis de passageiros na Europa a ser construída por uma empresa de automóveis chinesa.

A fábrica será dedicada a VEs para o mercado europeu

BYD
Imgem: Divulgação / BYD

Os planos da BYD para construir uma fábrica na Europa já haviam sido mencionados anteriormente pela marca chinesa. Em dezembro de 2022, a diretora Stella Li revelou que a BYD planeava construir pelo menos uma fábrica no continente europeu, talvez duas.

A busca por um local na Europa, entretanto, demorou bastante. Após pesquisar locais em França, Espanha e Alemanha, a fabricante escolheu a Hungria como sede da sua primeira fábrica europeia, e agora a assinatura de compra do imóvel confirma o projeto e um plano de três anos para abertura da fábrica.

Atualmente, a BYD já possui 250 filiais em 19 países europeus e importa 6 veículos elétricos (VEs) para o continente: Han, Tang, Atto 3, Seal, Seal U e Dolphin. Com a nova fábrica europeia, a marca planeia concentrar-se no mercado europeu e expandir a gama de produtos oferecidos.

Durante a confirmação dos seus planos para os próximos três anos, a BYD acrescentou ainda que lançará 3 novos modelos elétricos na Europa dentro de 12 meses.

BYD na Hungria

BYD
Autocarro elétrico BYD na cidade de Komárom, Hungria (Imagem: Divulgação / BYD)

A relação da BYD com a Hungria não é nova. A fabricante chinesa já opera no país com a produção de autocarros elétricos para o mercado europeu em Komárom, tendo inclusive ampliado a sua capacidade de produção em cinco vezes, de 200 para 1.000 autocarros elétricos.

Além disso, a BYD planeia construir uma fábrica de montagem de baterias no país, o que pode se integrar bem com o seu trabalho com os autocarros e com a futura fábrica de VEs.

Segundo a BYD, a primeira fábrica da BYD na Europa terá produção altamente automatizada e vai ter um “ecossistema” verde localmente. Ainda assim, a marca destacou que espera que a fábrica húngara de veículos elétricos crie milhares de empregos e apoie as cadeias de abastecimento locais.

Destacando ainda que a BYD, até o momento, descreve a fábrica na Europa como uma instalação de produção de Veículos de Nova Energia (NEVs), um termo usado na China para carros elétricos e híbridos plug-in.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.