Game of Thrones é a série mais usada para espalhar malware

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

As versões pirateadas de Game of Thrones podem trazer surpresas desagradáveis aos utilizadores. Tendo em conta a popularidade da série, era de crer que esta fosse das mais usadas para difundir malware indesejável. Segundo um relatório do Kaspersky Lab, Game of Thrones lidera a lista.

A empresa de segurança divulgou o top 15 das séries pirateadas com mais probabilidades de conterem malware. Game of Thrones lidera esta lista, mesmo não lançado nenhum episódio há mais de um ano. A fechar o pódio encontramos The Walking Dead e Arrow.

Estas são as séries que os hackers mais usam como “isco” instalar o referido malware nos computadores dos utilizadores. “Game of Thrones é o nome que aparece em 17% de todo o conteúdo pirateado infetado. Tal resultou em 20,934 utilizadores atacados”, afirma o Kaspersky Lab.

Winter Is Coming é o episódio mais afetado da série

Os primeiros e últimos episódios de cada temporada são os mais perigosos. O Kaspersky descobriu 33 tipos de ameaças associadas a episódios pirateados de Game of Thrones. Além disso, foi referido que o primeiro episódio da série, “Winter is Coming”, é o mais afetado.

O ataque mais popular está nos torrents, onde é colocado um ficheiro Trojan malicioso. Obviamente o utilizador é levado a pensar que “sacou” uma cópia de um episódio, mas quando clicar neste vai ser afetado por malware. O objetivo é roubar dados sensíveis e tomar conta de todo o sistema.

O Kaspersky alerta para que prestes atenção à extensão do ficheiro de que fizeste download. Se estás a fazer download de um episódio de uma série, o ficheiro não deve terminar em ‘.exe’. O meu conselho é mesmo aderires ao mês grátis da HBO e veres Game of Thrones com qualidade e em segurança.

Editores 4gnews recomendam:

  • RIP: ontem foi o Inbox, hoje foi a vez do Google+
  • Facebook pede password do email a alguns novos utilizadores
  • Google Duplex deixa de ser exclusivo dos Google Pixel

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.