Facebook: IA ajuda a remover e bloquear 1 milhão de contas por dia

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A rede social liderada por Mark Zuckerberg está a aproveitar o poder da Inteligência Artificial para cortar o mal pela raiz. Com este recurso, está a conseguir remover ou bloquear um milhão de contas que promovem a desinformação. Além disso, focam-se também na remoção do discurso de ódio e repressão antes das eleições na Índia.

O Facebook foi bastante criticado por não fazer o suficiente para suprimir os abusos durantes as eleições de 2016 nos Estados Unidos. Ajit Mohan, um dos homens fortes do Facebook na Índia, afirma que tal está a ser contornado no país. A rede social está a esforçar-se para que tal não aconteça nas eleições indianas que se avizinham.

O WhatsApp, outra aplicação pertencente ao espólio do Facebook, é também bastante popular na Índia. Esta foi usada para espalhar as chamadas fake news durante as eleições no Brasil, e espera-se agora que a rede social trabalhe no sentido de que tal não aconteça noutros pontos do globo.

Objetivo é que o conteúdo abusivo não se torne viral

Os avanços que vão existindo na Inteligência Artificial estão a ajudar o Facebook a “identificar conteúdo abusivo ou violador”. Assim a rede social pode “localizá-lo rapidamente na plataforma e removê-lo em massa”. Mohan afirma que tal evita que este tipo de conteúdo se torne viral.

As eleições indianas começam a 11 de abril, mas o Facebook já se prepara para estas há mais de ano e meio. A rede social pede aos anunciantes ligados à política indiana a sua identidade e localização. É bom ver finalmente o Facebook a tomar uma atitude em relação a esta situação.

As fake news são um problema aqui ou na Índia. “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”, já dizia o Tio do Homem Aranha. Tendo o Facebook e o seu espólio a relevância que têm, é bom ver este tipo de atitude a ser realizada de forma atempada e estruturada.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla ajuda a polícia a apanhar um ladrão com o 'Modo Sentinela'
  • Xiaomi Mi Mix 4 carregará completamente em apenas 17 minutos
  • Twitter implementa novas alterações para combater o spam

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.