Expelliarmus! Hogwarts Legacy é o jogo mais vendido em 2023

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Legends never die, não é o que dizem? A regra aplica-se a pessoas, instituições, e claro... a videojogos! A febre de Harry Potter parece que continua bem viva, tanto que, em 2023, o jogo mais vendido do ano foi o Hogwarts Legacy, que conseguiu a proeza de superar o The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.

Feitas bem as contas, foram cerca de 22 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, tal como dá conta a Warner Brothers. Já o segundo classificado, da autoria da Nintendo, alcançou uns "meros" 20,3 milhões de exemplares distribuídos, o que também representa um número bastante elevado.

Hogwarts Legacy superou Zelda e está disponível em várias plataformas

Ainda que os números de Hogwarts Legacy sejam superiores aos de The Legend of Zelda, é preciso ter em conta um fator importante, capaz de ajudar à compreensão destes números. Enquanto o segundo foi lançado para Nintendo Switch, o jogo de Harry Potter e companhia foi distribuído numa lógica de multiplataforma, para PlayStation 5, Xbox, PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e não só!

Para quem vinha a acompanhar os números desde o início do ano, não se trata propriamente de uma novidade, pois o Hogwarts Legacy "pegou logo de estaca". À luz do que a pesquisa realizada pela Circana indicou em janeiro do ano transato, 2023, o jogo baseado nas histórias de J.K.Rowling já ocupava a liderança nos Estados Unidos.

O que esperar de Hogwarts Legacy?

Se não conheces grandes detalhes acerca do jogo e estavas à espera de uma simples adaptação daquilo que são os filmes e livros de Harry Potter, há que dizer que não é bem assim! Mais do que uma adaptação, o jogo é uma expansão do universo Harry Potter e baseia-se numa história nunca antes vista. No entanto, atenção! Tudo isto sem desvirtuar o universo mágico criado por Rowling.

Tal como refere a Portey Games, os jogadores determinam quem realmente serão, ao longo do jogo. Encontrar-se-ão expostos a cenários que obrigam a escolhas difíceis e, a cada um, será atribuída uma das quatro casas de Hogwarts (Gryffindor, Slytherin, Ravenclaw ou Hufflepuff).

Como refere a FNAC, uma das palavras-chave do jogo é "personalização". Desde a própria imagem, ao percurso que é feito ao longo do jogo, os jogadores terão a possibilidade de ser tudo aquilo que pretendem ser, enquanto percorrem os corredores de Hogwarts, onde a magia é a nota dominante.

Nada como experimentar para comprovar, mas tal como demonstra o gameplay, uma coisa é certa: jogar Hogwats Legacy é mergulhar numa experiência cinemática, com recursos visuais bastante apelativos.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.