Esta app Google chegou às 500 milhões de instalações em 3 anos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As aplicações e serviços Google estão entre as soluções mais procuradas pelos utilizadores, seja pelo motor de busca, ou pelas próprias apps para Android e iOS. A mais recente criação da gigante tecnológica a atingir esta façanha é a Google Lens.

Trata-se de um autêntico canivete suíço para a câmara fotográfica dos nossos smartphones e tablets, desbloqueando um mundo de possibilidades assim que apontamos o nosso telefone a algo. É uma aplicação genial e melhora a cada dia que passa.

O que é exatamente a app Google Lens?

O vídeo acima, de cariz institucional, mostra-nos que a app é uma simples ferramenta para o quotidiano. Um tradutor de texto em tempo real, com a possibilidade de dar informações sobre os objetos apresentados. Informação fornecida pelo seu motor de busca.

Então, o que é a Google Lens? Um software integrado na aplicação de câmara fotográfica nativa em fabricantes como a OnePlus. Uma aplicação isolada para tantos outros dispositivos Android, que aprende a cada dia e melhora o seu reconhecimento.

Graças a poderosos algoritmos de aprendizagem, a Google Lens consegue identificar mais rapidamente os objetos do nosso mundo ao apontarmos a câmara fotográfica.

Pode dar-nos informação contextual sobre o que vê, traduzir texto em tempo real e muito mais. Experimenta apontar a câmara para uma garrafa de vinho, ou cerveja, ou qualquer refrigerante e vê o que te é apresentado.

Entre as possibilidades e funções da app Google temos até a capacidade de resolução de simples equações matemáticas. Sim, a Lens pode ajudar-te a fazer os trabalhos de casa e desde que chegou à Play Store, em 2018, tem recebido ótimas críticas.

Mais de 500 milhões de instalações a partir da Google Play Store

Descarrega a aplicação Google Lens para o teu Android

De modo sucinto, a lente ou objetiva da Google usa o motor de busca da empresa para nos dizer algo mais sobre aquilo que vemos a qualquer momento. Também faz o reconhecimento e leitura de códigos QR, identifica plantas e animais, móveis, comida, roupa, livros, gadgets e outros itens.

Atualmente com uma avaliação de 4,5 estrelas na Play Store a app pode inclusive dizer-te qual é o melhor prato num determinado restaurante, isto com base nas avaliações submetidas.

Algumas das suas funções requerem acesso à internet, outras estão sempre ao nosso dispor. É múltipla em funções e, mais ainda, é gratuita.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus Watch já foi certificado e revela-se em dois modelos
  • Cyberpunk 2077: primeira grande atualização promete correção de bugs e mais
  • Vivo prepara-se para lançar novo smartphone gama-média! Especificações reveladas
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.