Espião na Apple? Funcionário acusado de vazar informações sigilosas

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Um funcionário foi processado por, alegadamente, ter quebrado o acordo de confidencialidade com a Apple. A empresa considera que Andrew Aude não cumpriu as leis do trabalho ao revelar múltiplas informações sigilosas.

Como refere a Mac Rumors, especialista em assuntos Apple, a marca exige uma indemnização a rondar os 25.000 dólares. Alegadamente, Aude terá entregado os dados da Apple a empresas concorrentes. O pior de tudo? É que terá sido com o próprio telemóvel da empresa.

Aude estava na Apple há cerca de 8 anos, desde 2016. O próprio trabalhava como engenheiro de software e vazou informações sobre produtos-chave da marca. Entre estes, o Apple Vision Pro ou a app Journal.

Para além disso, segundo a Mac Rumors, Aude também terá facultado outras informações sobre a Apple. Políticas de desenvolvimento de produtos e número de funcionários são alguns dos exemplos dados.

O The Wall Street Journal chegou a publicar uma notícia confidencial

Apple Leaks
Imagem Ilustrativa

Recuando um bocadinho no tempo, as informações dadas por Aude chegaram a ser noticiadas em órgãos de comunicação prestigiados. Em abril de 2023, o jornalista Aaron Tilley, do The Wall Street Journal, chegou a informar sobre o Apple Journal. Na altura, ainda não se sabia do plano da marca.

A mesma fonte revela que Aude terá enviado mais de 11.000 mensagens a jornalistas. Outro exemplo detetado foi uma captura de ecrã em outubro de 2020, no iPhone de trabalho de Aude. Esta mostrava o desenvolvimento de produtos da Apple, acerca de computação espacial.

Alegadamente, o envio teria sido feito para um funcionário de outra empresa. Em relação a este caso, a Apple acredita que o objetivo de Aude era “matar” produtos com os quais não se identificava.

Com base nos vazamentos do próprio, a empresa afirma que saíram cinco revelações públicas, em jornais, sobre questões 100% confidenciais. A marca lamenta o sucedido, que supostamente impediu a capacidade de “surpreender e encantar”, em alguns produtos.

Segundo a Apple, Aude recusou-se a cooperar

De acordo com a Mac Rumors, a Apple já tinha despedido Aude no fim de 2023. Alegadamente, este terá dito que divulgou “admissões restritas, limitadas às informações que não foi capaz de destruir”.

Quanto ao processo, a Apple reforça que não foi de ânimo leve que partiu para tribunal. A empresa garante que tentou chegar a um acordo com Aude. Contudo, o próprio ter-se-á recusado a cooperar.

Como refere a mesma fonte de informação, a Apple está à procura de obter indemnizações. Em causa, estão inúmeros vazamentos de informação a jornalistas e empresas concorrentes.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.