Energy Phone Pro 4G Review | Um bom smartphone PERDIDO nas ATUALIZAÇÕES

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

Esta é uma review com um misto de emoções. Por um lado gostei imenso do smartphone, por outro, já não o consigo recomendar de uma forma séria. É preciso teres em atenção uma coisa importante também, na altura da review em vídeo não tinha a informação que este smartphone não iria receber mais atualizações, assim sendo, a minha opinião muda um pouco.

A review em vídeo do Energy Phone Pro 4G foi publicada no Youtube em formato privado no dia 20 de fevereiro. Com a MWC à porta decidimos acalmar com os vídeos e lança-los todos depois da feira.

Se tens seguido o nosso Youtube (podes subscrever aqui) tens visto que todos os dias tem caído vídeo atrás de vídeo.

Sabe mais sobre o smartphone e outros produtos Energy Sistem aqui

Mas foi na MWC, e no booth da Energy Sistem, que discuti esta situação com o seu staff. A empresa espanhola está a fazer um trabalho fenomenal e o seu novo terminal Energy Phone Pro 3 é muito interessante, mas quando o nosso olhar recai sobre o Energy Phone Pro 4G, não consigo deixar de sentir uma pequena frustração.

De referir que a Energy explicou-nos que o smartphone não receberá a atualização porque a Qualcomm não a forneceu para o processador em questão, desta forma, embora devastado, consigo entender.

Mas vamos falar do smartphone em si e esquecer por momentos que existe o problema acima mencionado.

Design e qualidade de construção

O Energy Phone Pro 4G é um dos smartphones de gama-média mais bonitos que já tive a oportunidade de testar. O equipamento é construído maioritariamente em acrílico e a sua lateral de metal dá-lhe um toque bem interessante e acabamentos com qualidade.

A minha unidade contava com o slot de SIM bastante para dentro, algo que pude verificar ser apenas uma unidade e defeito de fabrico e não uma "característica".

O smartphone é leve e o LED de notificações ao redor do botão Home, dá-lhe um toque único, fazendo dele, como referi, um dos smartphones mais bonitos que testei.

As margens frontais não são das mais finas que já vi, porém, com o ecrã de 5" polegadas é perfeitamente possível a sua utilização com uma mão.

Performance e User Interface

Sou daqueles que uma das minhas preocupações ao ligar um novo smartphone é instalar um novo launcher. Sendo o Pixel Launcher ou Nova launcher os meus preferidos, não consigo criticar este User Interface (UI) embutido no Energy Phone Pro 4G. Embora idêntico ao Lollipop, o UI é limpo, fluído e de qualidade.

Na sua performance também não terás problemas. O smartphone conta com especificações que farão dele suficientemente rápido para a maior parte dos utilizadores. Senti alguns lags, acredito que mais por culpa do OS do que propriamente das especificações. O multi-tasking também não é um dos mais rápidos

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5″ polegadas AMOLED
  • Resolução HD 1280 x 720p
  • Processador Qualcomm Snapdragon 616
  • 2GB de memória RAM
  • 16GB de armazenamento interno
  • Bateria de 2600 mAh
  • Android 5.1.1 Lollipop
  • Câmara principal de 13MP
  • Câmara frontal de 5MP

Ecrã

Neste departamento o Energy Phone Pro 4G brilha. O ecrã é de 5" polegadas AMOLED e neste sector, caros amigos, é brilhante. As cores são saturadas, ricas e vibrantes. O touch é correcto e só tenho pontos positivos a apontar ao terminal neste sector.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

As câmaras do Energy Phone Pro 4G são boas o suficiente para não te deixar mal de dia. É de realçar que o UI da câmara fotográfica é da Qualcomm, ou seja, de qualidade. Interagir com o departamento fotográfico, embora um pouco lento, é agradável.

As fotografias noturnas podiam ser melhores, porém, estamos a falar de um terminal de gama-média. Se queres uma excelente câmara num dispositivo móvel terás mesmo de saltar para um smartphone topo de gama. Mas honestamente sinto que não ficarás desapontado.

Autonomia

Aqui é que a coisa podia ser melhor. Embora, para o seu tamanho, o smartphone tenha uma boa capacidade de bateria com 2600 mAh, o facto de ter o Lollipop estraga aquilo que podia ser bom.

A sua autonomia chega para um dia de utilização e não esperes mais do que isso. O terminal em stand-by gasta também mais do que devia e é uma pena.

Extras

Gostava de escrever neste segmento muita coisa, mas infelizmente esse não será o caso. O Energy Phone Pro 4G não conta com um leitor de impressões digitais, não oferece resistência à água nem nos dá carregamento wireless ou carregamento rápido. Todavia é importante apontar que a qualidade de chamadas é boa e, na minha opinião, é também um ponto relevante nos smartphones.

Conclusão

Eu gostava de conseguir recomendar este smartphone, a sério que gostava, mas depois da Mobile World Congress onde soubemos que não teríamos atualização para o smartphone tornou-se impossível para mim dar uma boa palavra de apreço.

Vê outras reviews:

Oukitel U15S Review Português | 4GB RAM por menos de 140€

Google Pixel Review Português | Bem mais do que apenas um Android

Action-Cam 4K por menos de 50€ sem alfândega | Review

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.